Home office e sua relação com as dores

Home office e sua relação com as dores

Estudo mostra impacto do home office na saúde motora das pessoas e a necessidade de exercícios para evitar dores

Uma pesquisa do Reino Unido sobre impactos do home office na pandemia descobriu que 80% das pessoas que trabalham em casa durante a pandemia tiveram queixas de dores nas costas, ombro ou pescoço. A postura é muito importante para que não ocorram problemas musculares ou sequelas motoras mais graves, por isso médicos recomendam alguns cuidados e exercícios que vão ajudar você a enfrentar horas de trabalho em home office.

A principal recomendação são os exercícios regulares e simples para manter sempre o corpo ativo e os músculos fortalecidos, mas principalmente se atentar aos alongamentos que vão evitar lesões por movimentos repetitivos. A ideia é que as pessoas mantenha exercícios diários que envolvam não só aeróbica, mas também treinos de força, tentando transformar em rotina esses treinos.

Alguns minutos por dia podem ajudar a começar esses cuidados com o corpo e a saúde, depois a pessoa pode ir alternando entre as pausas do trabalho com alguns alongamentos que vão prevenir possíveis lesões.

Entre as dores mais comentadas na pesquisa está a das costas, que é relacionada à postura incorreta durante as horas que o profissional está em frente ao computador. Para aliviar essas dores, a pessoa deve evitar ficar muito tempo parada na mesma posição, apoiar sempre os pés no chão e manter o computador na linha dos olhos.

Uma dica é conseguir algum objeto macio como toalha ou travesseiro que possa colocar entre o assento e suas costas, assim é possível evitar dores na região das costas e principalmente na lombar. Utilizar a cama ou o sofá, muitas vezes pode parecer uma ideia agradável e confortável, mas a verdade é que a melhor forma para o trabalho em frente ao computador está relacionada à mesa e cadeira, chegando o mais próximo possível de um ambiente padrão de trabalho em escritório.

O mais importante mesmo é não ficar parado por muito tempo, manter-se em movimento criando uma rotina de intervalos para se movimentar e se desvincular da posição em frente ao computador. Fazer pausas, levantar, respirar, fazer algo que te traga relaxamento por alguns minutos pode evitar problemas mais sérios no futuro.

É fato que quando se fica mais tempo em casa busquemos posições mais confortáveis, porém ao longo prazo esse costume pode trazer consequências sérias para a saúde motora das pessoas, ficar atento ao tempo em reuniões online e conversar com seu chefe sobre essas pausas para alongamento pode ser uma ideia que vai inspirar os outros colegas de trabalho.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/02/11/80-dos-que-fizeram-home-office-sentiram-dores-exercicios-aliviam-impactos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *