Conheça um pouco da história do Vale do Silício

O Vale do Silício é o maior polo de inovação mundial. Grandes empresas famosas mundialmente nasceram ou têm sede ali, como o Google, Apple, Uber, Airbnb, LinkedIn, Yahoo!, Netflix, Adobe e Facebook. Além disso, a região também engloba duas renomadas universidades: a Universidade de Stanford, em Stanford, e a Universidade da Califórnia, em Berkeley (UC Berkeley).

A região se localiza na Baía de São Francisco, costa oeste dos Estados Unidos. Várias cidades fazem parte da região; algumas das famosas cidades que fazem parte do Vale do Silício são San Francisco, Palo Alto, Berkeley, Campbell, Santa Clara, Los Altos, Stanford e Union City.

História do Vale do Silício

No fim da década de 1840, foi descoberta uma grande quantidade de ouro em São Francisco, atraindo muita gente para a região. Esse acontecimento ficou conhecido como a corrida do ouro. Mas quem não teve sucesso nessa busca pelo ouro precisava empreender de alguma outra forma. A partir daí, essa região e seus arredores passaram a ser relacionadas com empreendedorismo e investimentos.

A história do Vale do Silício também está ligada à Segunda Guerra Mundial. Naquele período, os Estados Unidos tinham interesse em desenvolver estudos para novas tecnologias. A partir da década de 1950, indo até a década de 1960, o local começou a se desenvolver ainda mais.

Na época da Segunda Guerra Mundial, essa região recebeu grandes empresas de tecnologia, que estavam com interesse em explorar as riquezas da área, como os chips de silício. Ao sul da Baía de San Francisco há uma das maiores fontes de silício do mundo.

Ainda, no período da Guerra Fria, a Rússia lançou a Sputnik 1 e ultrapassou os Estados Unidos na corrida espacial. Dessa forma, os EUA fundaram a NASA e precisavam dos melhores profissionais para chegar à Lua antes de outro país. A Fairchild Semiconductor, empresa de tecnologia localizada na Baía de São Francisco, foi quem atendeu essa demanda. Esse foi mais um fator que fez a mentalidade inovadora e tecnológica da região fervilhar e se consolidar na história.

Por que a região é importante para a revolução tecnológica no mundo das startups?

Até hoje, o Vale do Silício é famoso por abrigar várias startups com potencial de geração de negócios. Por atrair empreendedores há décadas, o local é um chamariz mundial para quem tem uma ideia, talento e busca as conexões certas. A região é importante para startups por ser vista como uma geradora de valor.

Dessa forma, o Vale do Silício se mostra um polo tecnológico com todas as condições para a constante revolução tecnológica de startups. O local conta com talentos acima da média reunidos, empresas inovadoras e consolidadas, investidores com interesse em apostar as fichas no local e potencial de lucro. Além das empresas renomadas que passaram pelo local, nomes famosos do mundo do empreendedorismo também já deram peso à região.

Em síntese, o Vale do Silício ensina ao mundo das startups importantes lições sobre empreendedorismo, inovação e diversidade cultural. Dessa forma, é natural que o local se consolide como o principal destino de empreendedores e empresas com grande potencial.

Gostou? Então descubra também quais são os 5 tópicos mais importantes na hora de escolher uma sala privativa!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *