Seja no trabalho remoto ou até no híbrido, o gestor vai precisar se adequar. Afinal, a equipe não estará por perto e gerenciar um time trabalhando remotamente é um pouco diferente. Afinal, os profissionais não terão horário fixo, precisarão cumprir metas e poderão fazer o seu próprio horário de trabalho.
Caberá ao gestor acompanhar tudo isso, orientar e incentivar a equipe. Mas como fazer isso? Vale lembrar que o desafio não é só do gestor. A equipe também está em fase de transformação e ajustando a sua casa para poder trabalhar. Tudo isso tem que ser acompanhado. Veja algumas dicas de como gerenciar um time trabalhando remotamente!
Adaptação quando há um time trabalhando remotamente
Um gestor precisa estar preparado para lidar com diversas demandas da empresa. Dentre elas, as diferenças de trabalho da equipe. Para isso, no dia a dia, é necessário acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e direcioná-los da melhor maneira, de forma que eles consigam obter resultado satisfatório e consequente crescimento da empresa.
Embora isso pareça ser apenas uma rotina comum a qualquer gestor, quando a equipe migra para o home office, esse acompanhamento precisa ser ajustado. Afinal, a proximidade física entre o time de gestão e a equipe deixa de existir.
Como fazer isso de maneira satisfatória? A primeira coisa, que a empresa precisa avaliar, é quais atividades funcionam bem a distância. Será que todo o trabalho pode ser remoto? Ou o trabalho híbrido seria uma solução mais adequada? Veja outras dicas!
Ajustes os pontos com a equipe
Depois de saber quais equipes poderão adotar esse novo sistema de trabalho, será preciso prepará-las. Afinal, o sistema vai mudar e os colaboradores precisam estar cientes das metas que precisam cumprir, sobre a jornada de trabalho e como será feita a comunicação entre a gestão e a empresa.
Estabelecer metas pode ser uma boa alternativa, afinal, sem supervisão, a chance da procrastinação acontecer pode aumentar. Ainda mais no início, quando a pessoa está em fase de adaptação. Por isso, é preciso deixar claro que existirão prazos e regras nessa mudança.
Defina objetivos e metas
Deixe claro para todos o que espera que eles façam e quais as expectativas da empresa perante ao desempenho do profissional. É preciso deixar claro que pode ser mais cômodo e satisfatório trabalhar em casa, mas, que ao mesmo tempo, será exigida uma disciplina maior do trabalhador. Afinal, dependerá dele se concentrar, focar e atingir as metas.
Delegue tarefas
Deixe claro quem fica responsável por cada tarefa, quando ela deve ser entregue e a atualização diária que cada colaborador deverá fazer. Se possível, ofereça um canal de comunicação rápida, para que o gestor e o colaborador possam trocar informações. Isso ajudará nos ajustes iniciais.
Sistema de gestão
Um software eficiente pode ajudar a acompanhar o trabalho de todos remotamente. Caso seja possível, adote esse sistema, para que a equipe lance os dados no sistema em tempo real, de forma que a assiduidade e a aplicação ao trabalho possam ser acompanhadas com mais facilidade pelo gestor.
Promova reuniões presenciais
O contato com colegas é importante e ajuda a trocar ideias, fazer ajustes e melhorar a relação do time que está trabalhando remotamente. Isso pode ser feito em uma sala locada em um coworking, por exemplo. Por falar em coworking, oferecer essa alternativa para a equipe é sempre uma ótima ideia. Veja dicas para escolher o espaço de coworking ideal para sua empresa.