Como o ambiente afeta a produtividade no trabalho

A produtividade no trabalho é uma preocupação de toda empresa. Afinal, quanto mais o colaborador fizer, melhor para empresa e mais lucro ela pode obter. No entanto, no geral, quando se fala em produtividade as pessoas logo pensam em gestão.

Assim, focam na divisão de tarefas, horário de trabalho e até em treinamentos. Contudo, muitas vezes se esquecem de algo muito importante que é o ambiente laboral! Ele influencia e muito na produtividade e, quando pequenos ajustes são feitos, a empresa vê a melhora no trabalho e na motivação do grupo.

Pontos do ambiente que alteram a produtividade da equipe

Veja alguns pontos que podem ser trabalhados para melhorar o local de trabalho e estimular a produtividade.

Móveis inadequados

Muitos nem imaginam o quanto móveis inadequados podem prejudicar na produtividade. Por isso, é preciso avaliar o que acontece. Pense em um profissional que não tem uma mesa adequada, nem uma cadeira ergonômica, para realizar a sua função.

Quando isso acontece por um ou dois dias, tudo bem. No entanto, quando no dia a dia a pessoa não tem móveis adequados para trabalhar, a tendência é que ela comece a sentir, no organismo, os efeitos disso.

É uma dor no pulso, um desconforto nas costas ou qualquer outra alteração, que quando sentida, naturalmente, já prejudica a produtividade. Afinal, uma pessoa com dor não trabalha tão bem e tanto quanto uma saudável. Assim, a mobília, que faz parte do ambiente laboral, é um fator que prejudica a produtividade quando for incorreta.

Equipamentos de proteção coletiva

Quem passa muito tempo em pé, frequentemente, sofre com dores nas pernas. E isso é consequência do trabalho. No entanto, é importante ressaltar que esse problema pode ser evitado, se o ambiente laboral for adequado.

Com o uso de equipamento de proteção coletiva, campo é o caso do tapete antifadiga, o profissional tem mais conforto ao pisar. Isso minimiza os danos sofridos, dá melhores condições de trabalho e, consequentemente, aumenta produtividade.

Barulho

Outro ponto que deve ser considerado é o barulho no ambiente de trabalho. Em alguns casos, a pessoa precisa de muita concentração para realizar o seu trabalho. Basta um barulho de cadeira arrastando para tirá-la do foco e, consequentemente, prejudicar o seu desempenho.

Dessa forma, um ambiente barulhento também prejudica a produtividade. Por vezes, isso acontece por falta de divisórias com isolamento acústico. Em outros casos, a própria construção permite que o barulho do piso superior incomode o inferior.

Para evitar problemas como esses, além de ficar em isolamento acústico, ouso de tapetes de borracha também são importantes. Eles evitam o atrito do arrastar dos móveis e também o famoso “toc toc” do sapato. Dessa forma, colaboram para um ambiente laboral menos barulhento.

Temperatura do ambiente

Quem trabalha bem em um ambiente muito quente ou muito frio? Provavelmente ninguém. Assim, um local muito abafado e com pouca ventilação, também afeta negativamente a produtividade. O mesmo vale para locais muito gelados. Dessa forma, é importante controlar a temperatura do ambiente.

Sabe onde você pode encontrar todas as facilidades e impedir que o ambiente prejudique a produtividade? Então conheça os coworkings, que estão sendo procurados por grandes empresas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *