Conheça os novos desafios de coworkings e prédios comerciais para atender as demandas de pequenas, médias e grandes empresas

Conheça os novos desafios de coworkings e prédios comerciais para atender as demandas de pequenas, médias e grandes empresas

Nos últimos anos, um novo modo de trabalhar passou a ganhar cada vez mais espaço e fama. Os coworkings são um ambiente de trabalho mais flexível e compartilhado com outras empresas, microempreendedores e trabalhadores autônomos e estão conquistando seu lugar no estilo de trabalho de muita gente. A tendência é mundial e reflete na forma com a qual as pessoas encaram seus trabalhos.

Apesar de parecer algo pensado para empresas de menor porte ou para quem trabalha por conta própria, as vantagens são para todos os portes, já que os ambientes são moldáveis e adaptáveis para o que cada tipo de segmento pode precisar. Atualmente, diversas organizações deixaram de pagar altos valores relacionados a imóveis e investiram em espaços que vão além de salas compartilhadas, mas que, ainda assim, mantêm a seriedade, o bem-estar e o profissionalismo para seus colaboradores.

Um espaço para todo tipo de empresa

Usado inicialmente por startups, freelancers e outros profissionais independentes, a ideia principal do espaço é explorar a cultura do ownership (trazer para si mesmo a responsabilidade, com iniciativa e autonomia), dando um aspecto de empreendedorismo para cada colaborador. Num espaço mais horizontal e com todos os níveis de cargos trabalhando juntos, o negócio tende a fluir cada vez mais para um patamar mais elevado de estrutura.

Em um coworking, há uma maior flexibilidade para a rotina de trabalho diariamente e, com isso, os funcionários de qualquer porte de empresa conseguem ter maior colaboração uns com os outros, principalmente por estarem mais próximos. Com isso, as empresas só tendem a ganhar, já que as inovações saem mais rapidamente e o conhecimento é compartilhado de forma mais uniforme. Essa flexibilidade também é útil para solicitações e mais agilidade em melhorias de espaço, já que os coworkings tentam se adaptar ao máximos às necessidades de qualquer tipo de empresa, e também para a retenção de talentos, que se sentem atraídos em permanecer num espaço com tantos benefícios.

Desafios para se estruturar com empresas de todo porte

As empresas de maior porte são as que mais se desafiam ao migrar para este formato. Há muitas organizações que escolhem começar como um teste e por equipes que têm maior independência de trabalho para avaliar de que forma seria possível migrar todo o escritório para esses ambientes. Nestes casos, os testes de bom resultado impactam em uma migração e adaptação para todos os funcionários, principalmente com relação à cultura organizacional. Manter os padrões de qualidade para todas as áreas é primordial e o espaço de coworking pode ajudar fornecendo equipamentos, novas tecnologias e até adequações de espaço para que todos se encaixem no formato da melhor forma possível.

Com empresas de todos os portes, as demandas são as mais variadas possíveis. Nos casos de organizações que trabalham com dados sensíveis e informações sigilosas, há a necessidade de criação de espaços mais reservados e de codificação de tecnologia para evitar possíveis vazamentos. As empresas responsáveis pelos espaços também devem considerar construções e prédios maiores, para que essas adaptações sejam feitas de forma mais tranquila e dentro do que já oferecem. É necessário pensar em privacidade, mas também manter sua estrutura de espaço colaborativo, com áreas destinadas exclusivamente à troca de conhecimento e até mesmo a um bate-papo sobre amenidades, como a cozinha.

Entendeu sobre quais são os desafios que temos para entregar o melhor para você e qualquer que seja o porte da sua empresa? Agora é a hora de lembrar que nós, da VIP Office, podemos ajudar. Você pode agendar uma visita em algum de nossos escritórios pelo Brasil ou também falar com a gente para saber mais sobre nossos espaços e como podemos entrar no seu orçamento!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *