Conheça os principais benefícios que um coworking pode oferecer a uma startup
Você teve aquela ideia, criou seu projeto e montou sua startup, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, muitos sentimentos, contas e busca por incentivos tomam sua rotina, um espaço para colocar tudo isso em uma mesa e organizar seu fluxo é essencial para que sua startup ande para frente e não estacione.
Espaços coworking são muito utilizados por empresários que estão querendo ter flexibilidade, organização e ao mesmo tempo trabalhar em um ambiente agradável para que as ideias sigam o fluxo. Espaços coworking oferecem mesas de trabalho, espaços de convivência, opção de ter sua sala de reuniões e aquele bom e velho networking com outros profissionais que trabalham nos mais diversos setores e que estão ao seu redor no ambiente compartilhado de trabalho.
A burocracia, mesmo que muito importante para procedimentos de negócios, pode ser inimiga da criatividade, do tempo e do bolso. Montar um escritório é sinônimo de burocracia, no caso de coworking é praticamente zero. O profissional chega e começa, se for preciso mais espaço há opções de ampliar sua área de trabalho. Além disso, os valores são bem menores do que um aluguel de imóvel, podendo reverter esse investimento em sua empresa ao invés de gastá-lo com aluguel e frequentes manutenções do local.
Trabalhar em um ambiente agradável também requer limpeza, em espaços coworking isso não é um problema, já que há profissionais dedicados aos cuidados da estrutura de trabalho e sua limpeza, além disso não há preocupação com manutenção de equipamentos triviais e com infraestrutura do imóvel, como banheiros e encanamentos, elétrica e telefonia.
O espaço coworking apesar de compartilhado pode ser chamado de seu também, com endereço comercial próprio, salas de reunião e até mesmo salas mais privativas para o trabalho diário caso seja sua necessidade. Mas o mais interessante mesmo dos espaços de coworking e que também é uma vantagem,é poder estar ao lado de outros profissionais que muitas vezes estão no mesmo setor que o seu e podem vir a ser parceiros, ou então fornecedores. Até mesmo possíveis concorrentes podem conviver no mesmo espaço coworking e isso não é um problema, de acordo com especialistas é muito melhor para startups estar inserida em um pólo onde se reúnem concorrentes e empresas do mesmo setor.
Trabalhar com flexibilidade é algo essencial para empreendedores e cada vez mais comum no meio, se tornando uma necessidade por usufruir de seu espaço 24h por dia, dosando horários diferenciados em seu ambiente de trabalho. Isso contribui para que novos projetos surjam, parcerias, aportes e fluxo de ideias ocorram. Uma rotina onde você controla o seu tempo e não o dono do imóvel, a maioria dos espaços coworking trabalham assim, 7 dias por semana e 24h por dia.
Produtividade é sinônimo de esforço para que sua empresa siga crescendo, no caso de uma startup é um motor que precisa trabalhar em constância. espaços coworking são projetados com esse conceito, a produtividade é levada em conta na estrutura. salas de reuniões, assentos espaçosos, espaços tranquilos e ambientes de convivência, são exemplos do foco na produtividade em espaços coworking.
Seja para a startup, seja para seus funcionários, o espaço coworking é hoje uma realidade que precisa ser considerada, se tornou o principal ambiente de empresas que surgem dia a dia e crescem com produtividade sem precisar investir em grandes escritórios.