Dicas para ativar e melhorar seu networking

Quem nunca precisou de uma ajudinha de um amigo ou conhecido? Quem não conhece e não usou a expressão, Temos que ter QI (Quem Indica) para fazer esse ou aquele negócio? E atire a primeira pedra quem nunca procurou vertiginosamente por um número de telefone ou e-mail pensando essa pessoa pode abrir portas para mim. Muitas pessoas, ainda, têm medo de fazer networking, o nome sofisticado pode assustar a princípio, entretanto ele não é nenhum bicho de sete cabeças, em tradução para a língua portuguesa, temos algo como, rede de contatos. E isso é, mais do que um simples item nos afazeres profissionais, ele é um quesito fundamental para o crescimento. Confira abaixo algumas dicas de como se organizar e ter uma boa lista de contatos.

1. Tudo e todos conhecemos

Um bom começo para a organização de seu networking é buscar em sua lista de contatos tudo e todos que já passaram por sua vida em algum momento. Deve-se fazer uma verdadeira faxina em suas listas. Nessa etapa todos são importantes, amigos de infância, ex-gerentes, antigos amigos e colegas de faculdade, vizinhos, colaboradores terceirizados, e outros. Entrar em contato com pessoas ficou mais fácil atualmente graças às redes sociais.

2. Encontrar pessoalmente

Sair do ambiente virtual é extremamente importante para um networking de sucesso. Dependendo do seu grau de amizade é possível encontrar alguns de seus antigos contatos em bares e restaurantes para reuniões menos formais e para reconhecimento de território. A dica da Coach Flavia Lippi é, se apresentar para que ele se lembre de você. Seja muito gentil nessa hora e observe se sua atitude não está incomodando ninguém. Ao menor sinal de constrangimento, peça desculpas pelo incômodo e retire-se antes de forçar a barra.

3. Interesse mútuo

Todos sabemos que uma relação bem sucedida só ocorre quando há um interesse mútuo, ou seja, ideais em comum. Não há fórmula mágica para estreitar relações, se você perceber que a pessoa não está genuinamente interessada, melhor procurar outras alternativas. O mesmo vale em caso contrário. O ideal é se concentrar em achar bons aliados para se obter bons negócios.

4. Informe-se sobre o mercado de trabalho

Quando retomamos antigas relações de amizade, podemos iniciar um diálogo sobre o mercado de trabalho, se seu amigo quer e pode fazer negócios com você ou vice-versa. Bem como, encaminhar seu currículo para o departamento pessoal da empresa. Entretanto devemos deixar claro que compreendemos se a pessoa não puder ajudar.

5. Desenvolvendo contato com um desconhecido

Quando fizermos contato com um indivíduo ainda desconhecido, devemos usar o bom senso, não podemos jamais, chegar esboçando intimidade. Devemos nos identificar corretamente, falar quem somos, como chegamos até ele e por qual motivo.

6. Atividade do Networking

Devemos sempre atualizar nossa rede de contatos, com possíveis troca de números e endereços de e-mail, além de sempre agregar mais e mais contatos a ela. Tendo em vista que esse contato poderá ser útil em algum momento, podemos precisar deste contato ou indica-lo para outras pessoas.

7. Troque cartões de visita

Quando você conseguir fazer uma conexão interessante, não perca a oportunidade de oferecer seu cartão de visitas. É muito provável que a pessoa com quem você conversou retribua também com um cartão. Aí, está feito, você tem o contato dela para continuar a conversa em outro momento. Enviar um e-mail, por exemplo, com um artigo relacionado ao que vocês estavam falando é uma boa forma de manter contato.

Nada melhor do que um escritório de coworking como o VIP Office para iniciar sua teia de contatos. Há uma grande facilidade de se conhecer pessoas pelos corredores e em nossos eventos e encontros mensais.  Venha tomar um café conosco e conhecer mais a fundo nossos ambientes, tipos de salas, benefícios, infraestrutura e planos. Agende, ainda hoje, uma visita em uma de nossas 6 unidades, acesse vipoffice.com.br e-mail: [email protected] ou ligue (11) 4081-1000.


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