Dificuldades do Home Office para se comunicar com clientes

As mudanças para o trabalho remoto aceleraram rapidamente depois da pandemia, mas com todas essas políticas de adoção de trabalho remoto expandidas repentinamente, podemos dizer que as empresas e trabalhadores estão prontas para enfrentar alguns dos maiores desafios?

E no topo da lista de dificuldades está a comunicação, seja ela com o cliente, seja com os colegas de trabalho e funcionários, se comunicar através de aplicativos de mensagem ou reuniões em vídeo trouxe mais um obstáculo. Muitos podem ler esse parágrafo e pensarem que isso é passado, mas muitas pessoas ainda sentem dificuldades para utilizar algumas tecnologias e isso se reflete no momento em que estas dificuldades surgem.

A ascensão da tecnologia significa que nunca foi tão fácil se comunicar, e-mail, videochamada, mensagens instantâneas e fóruns são apenas algumas das maneiras pelas quais empresários, funcionários e clientes podem manter contato. Mas, embora essas ferramentas sejam indubitavelmente valiosas, o grande volume de ferramentas e canais de comunicação pode significar que algumas informações podem ser negligenciadas ou perdidas.

A ausência de comunicação face a face significa que não é fácil entrar em contato rapidamente com a outra pessoa, checar algo, passar uma informação, etc. Tudo tem que ser enviado através de um fluxo de comunicação eletrônico que pode ser demorado e levar a atalhos.

Algumas soluções para não perder contato com o cliente.

Uma boa solução para que sua comunicação não se torne um telefone sem fio digital é limitar os canais de comunicação, usando uma plataforma principal para manter contato ou integrando suas diferentes ferramentas e plataformas para criar um local de trabalho digital centralizado.

Existem ferramentas que oferecem a vários usuários um fórum para conversar em um espaço designado, por exemplo. Ferramentas sociais, como mensagens instantâneas, também podem ser usadas para assuntos mais urgentes.

As equipes remotas podem se sentir desconectadas porque raramente veem seus colegas e muito menos os clientes. Trabalhar em casa dificulta a construção de relações no ambiente de trabalho e com os clientes, porque os momentos de união da equipe e interação com o público geralmente ocorrem em situações ao vivo.

Quando os funcionários estão trabalhando no escritório, eles normalmente não precisam se preocupar com os arranjos técnicos, como conexão com a Internet, software e outros agregados, geralmente tudo é feito pela empresa.

Em casa, pode ser o inverso e isso pode levar a muitos problemas na comunicação com o cliente, interrupções e violações de segurança podem ser problemas sérios, os funcionários que não são tão experientes em tecnologia provavelmente terão mais dificuldade.

Busque sempre a interação e apoio se for preciso

A saúde mental foi um dos tópicos mais discutidos nessa reformulação do trabalho, alguns trabalhadores remotos simplesmente não se sentem à vontade para interagir com os outros por conta do isolamento e uma característica comum entre os introvertidos é que escolhem trabalhos remotos de baixo perfil apenas para evitar falar com as pessoas, afetando sua produtividade e relação com clientes.

Procurar algum serviço de terapia, se necessário, buscar baixar o estresse causado pelo trabalho remoto é muito importante, interagir com colegas de trabalho e supervisores mesmo que remotamente para que receba apoio é muito válido, se sua empresa conta com medidas para diminuir o estresse, como grupos de apoio e atividades antiestresse, busque fazer parte.

Ambientes coworking estão voltando aos poucos através de protocolos de segurança contra covid, interagir com outros profissionais em espaços personalizados pode ser uma boa saída após esses dois anos, praticamente, de isolamento.

Sendo referência em coworking a Vip Office disponibiliza toda a infraestrutura organizada a partir dos novos protocolos e medidas para que os empresários possam aproveitar da melhor forma os espaços personalizados disponíveis. Além do espaço coworking é possível adquirir salas privativas e comerciais, um escritório compartilhado que possibilita o compartilhamento de serviços e interação do mesmo espaço entre os profissionais.


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