Empreendedorismo se destaca em tempos de crise

Empreendedorismo se destaca em tempos de crise

Com a chegada da pandemia a economia parou. Comércios e empresas dos mais diferentes setores precisaram fechar as portas por alguns meses. Quando possível, as instituições tentaram adotar o home office. No entanto, em muitos comércios não conseguiram se manter e faliram.

Com isso, veio o desemprego que assombrou os lares brasileiros. No entanto, depois de alguns meses sem muita perspectiva, o brasileiro resolveu se aventurar no mundo dos negócios. De acordo com o Mapa das Empresas, do Ministério da Economia, a atividade empreendedora voltou a crescer no Brasil.

Com a reabertura do comércio, só em junho 264 mil empresas foram criadas no país. Delas, 75 mil só no Estado de São Paulo, no mês de junho.

Os números ainda são menores do que antes da pandemia. Foram 22 mil empresas a menos do que as criadas em março de 2020, por exemplo. No entanto, foram 61 mil empresas criadas a mais do que em maio deste ano.

Mas porque esses números voltaram a aumentar? Quem são os novos empreendedores?

Empreendedores por opção x empreendedores por necessidade

Alguns empreendedores acreditam na retomada do lucro no pós-pós-pandemia e mantiveram o investimento ou viram no problema uma forma de ganhar dinheiro. Eles se adaptaram, criaram novas maneiras de trabalhar e até novos negócios para atender a necessidades trazidas pela pandemia.

No entanto, parte desses novos empreendedores viram na abertura de uma empresa a possibilidade de ter um trabalho. Muitos deles, perderam o emprego e notaram suas rendas sumirem. A alternativa foi criar algo barato e que pudesse suprir a ausência da remuneração pela atividade laboral.

Exemplos de empreendedorismo durante a pandemia

Conheça algumas empresas que nasceram no meio da parada da economia, que aconteceu como consequência do coronavírus.

Câmara de desinfecção para condomínios

Muitas pessoas quiseram garantir que não seriam infectadas pelo vírus ao terem contato com embalagem contaminada. Para isso, começaram a higienizar todas as compras antes de guardar.

Visando atender a esse público, uma startup de Curitiba, capital do Paraná, a GMT Soluções, criou um higienizador de compras e pedidos para condomínios. Trata-se de uma  câmara de desinfecção com luz UV-C, que garante que o produto chegue às mãos do condômino livre de de coronavírus.

Supermercado dentro do condomínio

Para os que seguiram o isolamento social à risca, a startup trouxe a solução. A Fast 4 you – Home Market é de Santa Catarina e passou a gerenciar supermercados personalizados dentro dos condomínios.

Dessa forma, os moradores encontram um mix de produtos diversificados e podem adquiri-los sem deixar o ambiente.

E você? Se encaixa em algum desses grupos de empreendedores? Conte pra gente nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *