Empresas optam por ambientes descontraídos para trabalhos híbridos

O trabalho híbrido acabou sendo a solução encontrada por muitas empresas, depois que a pandemia de coronavírus foi controlada. Isso aconteceu por diversos motivos como, por exemplo, o fato de muitos colaboradores terem se adaptado ao home office e terem até aumentado a produção.

A economia também contou nessa decisão. Afinal, se a equipe não se desloca, não há motivo para gastar com vale-transporte. Enfim, cada empresa teve o seu motivo para adotar os trabalhos híbridos e, independentemente de qual foi ele, a maioria das empresas notou que para que o trabalho híbrido dê certo, é preciso mudar a maneira como o escritório físico é dividido.

No geral, pouco a pouco, esses empreendimentos estão apostando em espaços mais descontraídos e aconchegantes. Veja o motivo dessa alteração acontecer e algumas dicas do que fazer para mudar o estilo do escritório da sua empresa! 

Por que as empresas estão apostando em ambientes descontraídos para os trabalhos híbridos?

Com o trabalho estritamente presencial, boa parte das empresas adota divisórias pequenas, que poderiam separar os colaboradores individualmente. Em alguns casos, salas pequenas reuniam duas ou mais pessoas. 

Isso acabava sendo o mais adequado, para que a empresa pudesse proporcionar um ambiente que permitisse que a pessoa se concentrasse e desempenhasse as suas atividades. Assim, é possível dizer que o escritório era um local no qual o objetivo principal era oferecer uma estrutura adequada para que o colaborador mantivesse o foco.

Já com o trabalho híbrido isso mudou. O escritório passou a ser um momento de encontro da equipe para reuniões, trocas de ideias e desenvolvimento de projetos criativos. O foco passou a ser outro.

Assim, espaços pequenos e tradicionais apenas já não conseguem atender a essa nova demanda. É por isso que, pouco a pouco, quem adotou o trabalho híbrido está optando por ambientes mais descontraídos e confortáveis. Afinal, eles estimulam a criatividade e ajudam a aumentar a produtividade, em dias nos quais a empresa esteja reunida. 

Quais são as vantagens de adotar ambientes descontraídos?

  • Estimula a criatividade;
  • Deixa os encontros nos escritórios mais agradáveis;
  • Motiva a equipe;
  • Estimula a interação e a criação de vínculos;
  • Alivia o estresse.

Dicas para criar ambientes descontraídos em sua empresa 

  • Use as área externas. Deixe os jardins bonitos e espalhe bancos confortáveis por ele, que podem ser usados pela equipe para se reunir ou trabalhar;
  • Transforme a sala de reuniões em um local divertido, com puffes, cores e sofás confortáveis;
  • Diminua a quantidade de pequenos espaços individuais e transforme-os em um ambiente único, que facilite a interatividade;
  • Aposte na decoração com plantas, pois deixam o ambiente aconchegante e bonito;
  • Tenha um cantinho do café que vá além da cozinha. Uma cafeteira em uma mesinha, com alguns puffs ou poltronas por perto, pode transformar um espaço “esquecido” em um novo local de troca de ideias;
  • Crie o dia pet, no qual o colaborador pode levar o bichinho de estimação para o encontro presencial. Isso ajuda o colaborador a se sentir melhor e mais acolhido no ambiente laboral. 

Gostou das dicas? Algumas empresas também estão realizando parcerias, para ajudar a equipe a retomar o trabalho presencial. Veja como isso funciona.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *