Entenda como a localização do seu negócio pode ser decisiva para o seu sucesso

Quando começamos um plano para criar uma empresa ou então começamos um negócio em um local já pré-estabelecido é muito importante dar importância para alguns detalhes como infraestrutura, tamanho do local onde o negócio será gerenciado, mas principalmente precisamos ter certeza que a localização é saudável para o empreendimento.

As cidades estão sempre mudando, volta e meia um novo pólo empresarial surge nos grandes centros urbanos, por isso é preciso estar atento se a localização que você escolheu estará de acordo com o movimento de público no entorno dele, ou se esse mesmo público é seu alvo de negócios.

Vamos pensar, por exemplo, uma empresa de um nicho específico se coloca geograficamente em uma região onde players de seu nicho não estão ocupando nenhum espaço, de início pode ser interessante a ideia de explorar aquela localização nunca ocupada antes por um concorrente, mas nem sempre é o caso.

O meio empresarial já reconhece que é melhor estar próximo do concorrente estabelece uma relação de competição saudável, um ambiente coworking, por exemplo, pode reunir empresas do mesmo nicho dentro de um polo empresarial mais engajado, produzindo efeitos mais positivos do que negativos para o negócio.

Esse desenvolvimento de networking pode estimular ideias, parcerias viáveis e estimula ao benchmarking, pois o compartilhamento de conhecimento só gera mais desenvolvimento do nicho, isso pode ser mais vantajoso para seu negócio do que se isolar, mas sim seguir a onda.

Outro detalhe importante é o impacto da localização na produção diária de seus colaboradores. Considerar a facilidade de acesso às imediações do negócio contribui para uma qualidade de vida daqueles que trabalham em sua empresa. Transporte, local com opções de alimentação, bancos e farmácias, são pontos importantes para observar na hora de escolher sua localização, mas claro,sempre observando suas necessidades. O CEP de sua empresa é tão importante que até mesmo o fato de só ter um endereço, mesmo que virtual, se tornou uma necessidade para empresas que não possuem um local físico ou estão ainda com poucos recursos para esse investimento. Algumas empresas de coworking se especializaram em oferecer serviços de escritório virtual, que favorece campanhas publicitárias para seu negócio e se torna o cartão de visitas de sua empresa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *