Em tempos de isolamento e distanciamento social causados pela pandemia de coronavírus, uma nova forma de trabalho vem ganhando forma. O home office, também chamado de trabalho remoto, foi adotado por diversas empresas. Algumas, inclusive, optaram por deixar o formato flexível como algo além de temporário, estabelecendo o benefício para o pós-quarentena também.
Entretanto, apesar dos pontos positivos que a flexibilidade pode trazer, o excesso de videochamadas vem causando em diversos profissionais a chamada exaustão mental. Chamado em inglês de “zoom fatigue”, nome que faz referência a uma das plataformas digitais mais usadas, o termo faz referência ao estresse enfrentado pela alta recorrência de reuniões e por suas longas durações.
Motivos que podem levar à exaustão mental durante o período em home office
Quem esperava que colheria os frutos da falta de necessidade de deslocamento e, consequentemente, um maior tempo livre para outras tarefas do dia a dia, acabou também esbarrando no cansaço mental, que pode, inclusive, trazer outros problemas de saúde. Segundo o psicoterapeuta Carlos Florêncio, alguns dos sintomas podem ser a ansiedade, a cobrança, a sobrecarga mental e, consequentemente, o esquecimento.
Outras preocupações diárias também podem atrapalhar a rotina e fomentar o excesso de atividade mental, como a preocupação com o ambiente da videochamada, se a reunião realmente acontecerá no horário planejado e até mesmo se a conexão com a internet estará estável no momento. Por videochamada, a sensação é de excesso em concentração e de uma maior necessidade de prestar atenção em detalhes.
Dicas para evitar a exaustão mental
Em situações de desgaste psicológico e mental, é preciso lembrar que não estar no escritório é um benefício e que você pode levantar, se arrumar, tomar seu café da manhã com calma e até fazer pausas quando achar que é necessário. Saber distribuir bem as tarefas ao longo do dia, seja de casa ou do trabalho, e delimitar o período em que ficará trabalhando e quando fará outras atividades é um caminho para organização e se policiar para não se estender além do tempo necessário e contratado.
Muitas empresas estão, inclusive, fazendo controle de horas extras para evitar que os colaboradores sofram com sobrecarga. Há, inclusive, quem esteja com outros benefícios para facilitar a flexibilidade dos funcionários e também incluindo novos já pensados em saúde mental e cuidados com a família.
Descobriu quais são os motivos que podem levar à exaustão durante o período de home office em isolamento social? Agora é hora de repensar as formas de trabalhar. Para isso, nós, da VIP Office, podemos ajudar. Você pode agendar uma visita em algum de nossos escritórios pelo Brasil ou também falar com a gente para saber mais sobre nossos espaços e como podemos entrar no seu orçamento!