Você criou seu próprio negócio, mas precisa de um lugar para chamar de sede, para organizar todas as suas ferramentas como empreendedor. É nessa etapa que encontramos a dúvida, se devemos alugar e construir um escritório do zero ou devemos seguir por outro caminho em um ambiente coworking e suas possibilidades que podem ajudar a economizar dinheiro e ainda fazer networking com outras empresas do seu ramo, fornecedores e etc.
Hoje a maior parte do que produzimos em nosso trabalho cabe dentro de um notebook, na nuvem, sem a necessidade de grandes espaços para tocar um negócio, além disso os espaços coworking estão cada vez mais ligados ao bem-estar no trabalho, com áreas que misturam ambientes abertos ao escritório tradicional, ótimo para dar aquela pausa sem deixar de criar ideias.
Mais que espaços de trabalho, um movimento
Em geral estes espaços coworking oferecem mesas de trabalho, espaços de convivência, salas de reuniões e muitos deles promovem eventos de networking, onde empreendedores podem criar uma rede de contatos. Os valores são mais em conta que um aluguel e o empreendedor não deixa de ter um endereço comercial para dar maior credibilidade ao seu negócio, transformando o valor gasto em um investimento para a empresa.
Outra vantagem do coworking em relação ao escritório é que não há necessidade de preocupação com a manutenção e limpeza do ambiente, há profissionais dedicados em cada coworking para manter os espaços utilizáveis. Questões que envolvem elétrica, encanamentos, linhas telefônicas, contas de luz e água, deixam de ser um problema e o empreendedor tem mais tempo para se preocupar com o que interessa.
A burocracia é um dos grandes problemas na hora de conseguir um escritório para montar seu ambiente de trabalho, em espaços coworking a burocracia é quase zero, é chegar e começar. Caso sua empresa aumente para um time um pouco maior é possível mudar para ambientes que acolhem mais pessoas, sem precisar se preocupar com mudanças de imóvel, por exemplo.
Por outro lado, caso sua empresa cresça muito, talvez seja preciso pensar em alternativas como escritório, além disso é hora de investir em estruturas que possam colaborar ainda mais no crescimento, é aí que entram os escritórios e talvez seja a hora de optar pela mudança.
Para chamar de seu
Em um escritório próprio, o empreendedor pode ter total foco em seus projetos, em ambientes coworking, principalmente em áreas que não envolvem salas de reunião ou fechadas para times é possível que muitas pessoas estejam compartilhando o mesmo espaço e o silêncio talvez não seja uma opção. Em um escritório é possível controlar essas interferências externas, além disso o ambiente pode ser personalizado de acordo com as necessidades e gostos do empreendedor.
O endereço do local pode ser mais estável que um coworking, além disso há a possibilidade de atrair clientes caso a estrutura tenha acesso à ruas e locais onde possíveis clientes possam estar.
Outro fator importante do escritório é a privacidade, em espaços coworking não é muito comum estar sozinho e poder criar seus próprios projetos sem que alguém esteja por perto, apesar de contar com salas de reunião, espaços coworking não dispõe de horários sempre que o cliente precisa, já em um escritório alguns negócios podem ser fechados a qualquer momento em um espaço que é seu e que pode trazer maior credibilidade na hora de fechar aquele contrato.
Uma questão de necessidades e escolhas
Entre espaços coworking e escritório próprio, o que fica claro é a necessidade do empreendedor, vai depender de como ele pretende tocar seu trabalho levando em conta os gastos e objetivos da empresa ou do trabalhador. Para pessoas que estão querendo migrar do home office para o coworking talvez seja uma boa ideia por conta da flexibilidade e facilidade de começar imediatamente a trabalhar nos espaços,ou então um pequeno empresário que quer ter contato com outros que atravessam os mesmo caminhos.
Já o escritório pode ser mais atrativo àqueles que já estão mais estabilizados em seu negócio e pretendem ampliar seus processos de produção ou trazer maior credibilidade para sua empresa. Uma questão de investimento, mais tradicional e para perfis de empresários que buscam estabelecer o nome de seu negócio com um espaço próprio.