Novo relatório da Essensys revela as expectativas dos escritórios

Foi publicado o resultado de um estudo feito pela empresa de tecnologia de coworking Essensys em colaboração com a Flexible Workspace Australia (FWA), que foi chamado de “ Next, Flex: Technology for the Next Generation Australian Office ”. A pesquisa avaliou como os profissionais se sentem em relação ao ambiente de trabalho atual e também abordou a expectativa dos trabalhadores em relação ao futuro do tipo de trabalho.

De acordo com o relatório da Essensys, há uma tendência a esperar uma maior flexibilidade relacionada ao trabalho. Para chegar aos dados apontados na pesquisa foram ouvidos 1.000 australianos que trabalham na sede da empresa pelo menos um dia por semana, sendo que dos ouvidos, quase dois terços trabalham de 4 a 5 dias por semana.

Veja o que eles apontaram durante o estudo. 

Problemas de proximidade

Só home office parece que não é o modelo favorito dos profissionais australianos. De acordo com o relatório, a maioria prefere um arranjo híbrido a trabalhar integralmente em casa. Além disso, a maioria não teria problema em voltar a trabalhar no escritório físico, mesmo que ele fosse longe das suas casas. 

Com esses dados em mãos, os profissionais foram questionados sobre o que achariam se ao invés de terem que ir ao escritório físico, longes das suas casas, a empresa pagasse para que eles usassem um espaço de  trabalho flexível perto de onde moram.

Dos entrevistados, 85% gostaram da ideia de trabalhar em um espaço de coworking. E isso se deu por diversos motivos. Dentre eles, por exemplo: 

  • proximidade de casa (44%);
  • ambientes de trabalho mais produtivos (26%);
  • locais de reunião estruturados (32%); 
  • indisponibilidade de salas de reunião e espaço de trabalho inadequado (29%);
  • tecnologia mais confiável em comparação com o escritório principal (29%). 

Tecnologia inadequada é um problema nos escritórios

Dos entrevistados, 86% falaram que a tecnologia que possuem em casa não é adequada para a atividade laboral. O estudo mostrou que 41% dos profissionais acreditam que a tecnologia abaixo do padrão disponível em seu escritório faz com que tarefas simples demorem muito. 

E os líderes concordaram com isso. Deles, 64% disseram que poderiam fazer seu trabalho de forma mais eficaz com uma tecnologia melhor. Mas o que as empresas poderiam oferecer, em relação à tecnologia, para melhorar essa avaliação? Dentre os itens citados estão:

  1. Um aplicativo móvel usado para interagir com espaços, serviços e comodidades;
  2. Acesso por smartphone;
  3. Tecnologia automatizada e controlada por sensor (ou seja, iluminação, controle climático e monitoramento da qualidade do ar);
  4. Monitoramento de ocupação mostrando quantas pessoas estão em seu espaço de trabalho;
  5. Wi-Fi em todo o edifício;
  6. Capacidade de acessar espaço e serviços em uma rede de locais;
  7. Sinalização digital para direções, disponibilidade de espaço de trabalho, etc;
  8. Reservas instantâneas de salas de reuniões e mesas;
  9. Controle A/V para dispositivos em salas de reunião.

Em suma, o estudo viu que os profissionais da Austrália gostam do trabalho remoto e de sua flexibilidade, mas se queixam pela falta de estrutura que acabam tendo. Dessa forma, o coworking acaba sendo um espaço adequado para sanar as queixas, melhorar o ambiente do trabalho híbrido e motivar a equipe. Gostou? Na Vip Office a sua equipe terá o melhor local para trabalhar. Saiba mais e agende uma visita!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *