Uma pesquisa feita pela Radar Fintechlab mostrou que o número de empresas que oferecem serviços financeiros – “Fintech” – cresceu, de junho de 2019 para agosto de 2020. Enquanto no ano anterior eram 604, atualmente existe 771. Mesmo assim, neste tempo, 92 empresas desse setor fecharam, enquanto 258 foram abertas.
Esse tipo de empresa visa desenvolver meios de facilitar o uso de serviços financeiros e deixá-los ainda mais automatizados. Para isso, criam software e algoritmos especializados, que podem ser acessados por meio de computadores ou smartphones.
De forma geral, pode-se definir como tecnologia financeira qualquer inovação que interfira na maneira como as pessoas fazem ou pagam uma negociação. Dessa forma, o dinheiro virtual, por exemplo, é considerado uma tecnologia financeira.
Os crescimentos desse setor vem dando grandes passos e o termo fitech, que anteriormente era usado mais para se referir tecnologias ligadas a operações dentros dos bancos, agora é aceito para nomear tecnologias financeiras voltadas para finanças comerciais e pessoais.
Conheça alguns números da fintechs no último ano
Além da popularização do termo, os serviços também estão ganhando a atenção dos consumidores de diferentes gerações. Segundo o Índice de Adoção Fintech 2017 da EY, mais de 30% deles usa pelo menos dois ou mais serviços fintech, ou seja, essas tecnologias já fazem parte da rotina diária dessas pessoas.
Isso pode justificar o aumento de instituições ligadas a esse setor, que foi constatado pela Radar Fintechlab. Como houve um crescimento da procura por esse tipo de tecnologia, naturalmente houve um aumento no número de pessoas interessadas em investir nela.
Parte considerável desse crescimento se deu pela criação de sistemas de cashback, pelas carteiras digitais e mesmo pelo fornecimento das maquininhas de cartão. Forma abertas 77 empresas dessas áreas e fechadas 32. Atualmente, existem 190 fintechs desse tipo no Brasil.
O segundo setor de destaque está com as empresas de gestão financeira. Atualmente, há 122 fintechs dessa área, sendo 44 novas. Nesse período, sete foram fechadas. A gestão de fluxo de caixa se destaca dentro desse setor.
Já as empresas que oferecem empréstimos aparecem na terceira colocação. Embora 17 tenham fechado, 39 novas foram abertas e hoje elas somam 114. Enquanto as focadas na negociação de dívidas somam 21, sendo seis novas e tendo três fechadas.
No setor de investimentos, há 59 companhias, das quais 24 são novas e três foram fechadas. Há ainda as fintechs de criptomoedas, que somam 55, com 30 abertas e nove fechadas.
Nesse meio, destacam-se também os bancos digitais. Nenhum fechou e foram abertos mais cinco, totalizando 17 companhias.
Será que algumas delas estão entre as mais valiosas da América Latina? Confira a lista completa!
Fonte: https://www.linkedin.com/feed/news/n%C3%BAmero-de-fintechs-cresce-28-em-um-ano-5271226/