Pix: o que é, para que serve e como usar

Basta entrar na internet ou até assistir a um jornal para ouvir falar no PIX, não é? Mas afinal, qual é a vantagem e como funciona? Como isso poderá ser usado no dia a dia, não apenas no trabalho, mas também na vida pessoal?

Se você está cheio de dúvidas sobre esse novo método de pagamento instantâneo, não precisa mais se preocupar. Separamos tudo o que você precisa saber sobre o PIX, para fazer uso dessa comodidade da melhor maneira. Confira!

O que é PIX e como funciona?

PIX é um tipo de pagamento instantâneo ou de transferência bancária, que é mais eficiente do que os famosos TED e DOC, por exemplo. Por meio do PiX, você paga um fornecedor ou recebe de um cliente na mesma hora que ele fizer a transação. Isso acontece mesmo quando os bancos forem diferentes.

Quais as vantagens do PIX para o meu trabalho?

Para ficar mais fácil de compreender, pense no dia a dia do seu trabalho. Vamos supor que você seja um profissional autônomo ou um microempreendedor individual, que atue com assistência técnica a secadoras de roupas.

Você é chamado nas casas dos clientes, arruma o que é preciso e, na hora de pagar, precisa receber em dinheiro ou na máquina de cartão. Em dinheiro, acaba sendo arriscado, pois pode chamar a atenção de pessoas má-intencionadas.

Já para receber em cartão, além de você precisar pagar taxa para o banco, vai ter que esperar uns dias para poder usar o valor. Com o Pix tudo isso muda! Você pode realizar o serviço e a pessoa poderá transferir para você, via Pix. O dinheiro cai na hora e já poderá ser usado. Tudo isso, sem nenhuma taxa para quem paga, nem para quem recebe!

Outra vantagem desse tipo de pagamento é que ele funciona 24 horas por dia, diferentemente do TED que, além de poder levar mais de uma hora para cair na conta, não pode ser usado à noite, feriados ou finais de semana.

O fato de cair na hora é muito positivo, pois é possível conferir se a pessoa realmente pagou e se a transação deu certo. Tudo isso em alguns segundos. Embora tenhamos colocado um exemplo de um profissional autônomo, esse tipo de transação vai ajudar a empresa de qualquer tamanho. Afinal, é sem taxas e o pagamento cai na hora, facilitando o fluxo de caixa e possibilitando que o recurso seja usado para fazer pagamentos.

Em suma, o Pix promete baratear o custo das operações de pagamentos e transferências e também colaborar para reduzir a circulação de dinheiro em papel.

Por fim, vale lembrar que com o Pix a pessoa não precisa fornecer os dados bancários, nem CPF. Basta informar uma chave do Pix, que é cadastrada no banco de preferência. Isso deixa todo o procedimento mais fácil!

Gostou da novidade? Então comece a usar e conte pra gente, nos comentários, como esse novo meio de transferir dinheiro será útil em seu dia a dia!

Fonte: https://www.cora.com.br/blog/o-que-e-pix/?utm_medium=social&utm_source=linkedin&utm_campaign=post


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *