Podcasts: Uma nova forma de comunicação das empresas

Podcasts

Apesar de haver podcasts no Brasil desde 2004, apenas nos últimos anos eles se tornaram mais populares. Atualmente, há uma grande variedade de podcasts, dos mais diversos assuntos e com milhares de ouvintes.

Por poderem ser consumidos em qualquer lugar e gratuitamente, sua reprodução é simples. Toda essa comodidade e popularidade fez os podcasts chamarem atenção das empresas. Com eles, as empresas podem criar uma boa comunicação interna.

De acordo com pesquisa feita pelo Podcast Stats Soundbites, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo em produção e consumo de podcasts. Por isso, várias empresas já utilizam o formato como forma de divulgação de conteúdo com seu público. 

Confira abaixo algumas vantagens de aderir ao podcast como uma forma de comunicação entre empresas.

Relação próxima com o ouvinte

Muitas vezes, o ouvinte do podcast escuta o conteúdo enquanto realiza outras tarefas. Ou seja, ao criar um podcast para a empresa, a marca está sendo inserida naturalmente na rotina dos ouvintes.

Dessa forma, os ouvintes acabam por se sentir mais próximos da empresa. Isso se reflete em um trabalho poderoso de marketing de relacionamento e fidelização.

Além da boa relação de proximidade com o ouvinte, o formato também constrói uma personalidade forte e humanizada para a empresa. Por ser uma voz humana em contato com os ouvintes, o negócio ganha um aspecto mais humanizado e isso pode ser refletido nas vendas.

Inovação

Todas as empresas devem investir em inovação e permanecer com a mentalidade aberta para novidades. Com os podcasts em alta, aderir a eles passa uma mensagem de inovação sobre a empresa. Além disso, o formato permite que a audiência se amplie e seja mais diversificada.

Já que é possível ouvir podcasts enquanto outras tarefas são realizadas, o público que ele pode atingir costuma ser maior que um texto ou um vídeo alcançaria.

Muitas possibilidades e acessibilidade

Os mais diversos formatos podem ser aproveitados em um podcast: debate, contação de história, monólogo, narração, documentários, entrevistas e por aí vai. Dessa forma, os conteúdos podem ser sempre inovadores e criativos. 

Além de tantas possibilidades de formato, o podcast também é acessível. A produção de um podcast pode ser econômica e tem um bom ROI (Retorno sobre o Investimento). Para um vídeo, por exemplo, o investimento é maior, já que demanda por estúdio e câmera com boa resolução.

Para um podcast, muitas vezes é necessário apenas um bom microfone e um ambiente sem barulho para criar um conteúdo que gere credibilidade.

O podcast também tem a vantagem de aumentar a credibilidade da empresa em sua área. Os parceiros têm acesso ao conteúdo de maneira interativa e podem receber informações e tirar dúvidas de forma mais clara e objetiva.

O formato é cada vez mais popular entre empresas por também transmitir de forma eficaz a visão, valores, cultura e missão da marca. 

Após a pandemia, com a popularização do home office e de jornadas híbridas, os podcasts mostram-se cada vez mais necessários. Ao longo dos anos, cada vez mais empresas devem aderir aos podcasts para engajar colaboradores e como forma de comunicação com parceiros e clientes.

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