Prédios comerciais e coworkings são seguros para voltar a trabalhar?

Prédios comerciais e coworkings são seguros para voltar a trabalhar?

Com a flexibilização do isolamento social em diversas cidades e estados do país, muitas empresas estão voltando, aos poucos, a uma nova rotina de trabalho. Prédios comerciais e coworkings tiveram que fazer adaptações para ajudar a manter a segurança das pessoas, que começam a retomar suas atividades diárias aos poucos, mas sempre com os principais cuidados em mente.

Para evitar a disseminação do novo coronavírus, uma série de cuidados e protocolos de saúde e segurança entraram na rotina de edifícios de trabalho para que todos os colaboradores possam se sentir mais tranquilos nesse momento de retorno. Neste cenário, a opção de trabalho em coworkings vê uma oportunidade de crescimento, pela facilidade de adaptação que for necessário, seja uma rotina de trabalho flexível ou adequações de distanciamento.

Principais protocolos de saúde e segurança a serem seguidos por empresas

Ao sair de casa, o uso de máscara é obrigatório. Seja para pegar o transporte público ou fazer uma corrida por aplicativo, estar usando uma máscara de proteção já virou protocolo oficial. Além dela, o fornecimento de álcool em gel 70% e outros itens para higiene pessoal, como sabonete e água corrente, devem ser parte da rotina dos escritórios.

Para edifícios com elevadores, a demarcação no chão de onde as pessoas podem se posicionar para evitar aglomerações também já está em vigor. O mesmo vale para a distância entre quem chega e os funcionários de recepção: demarcação no chão e até aplicação de barreiras acrílicas foram maneiras de ajudar a manter a distância segura. Em alguns prédios, inclusive, é preciso passar por um medidor de temperatura ou até mesmo fazer testes para verificação de presença ou não do vírus Covid-19 no corpo.

Mudanças nos horários de permanência nos escritórios, desligamento de ar condicionado e abertura de janelas, limpeza de postos de trabalho mais frequentes e até fornecimento de máscaras são outras medidas que algumas empresas optaram por tomar, para conseguirem, aos poucos, voltar à rotina diária.

Como coworkings estão se adequando neste período de pandemia

As empresas de coworking tiveram que pensar em formas de se repaginar para seguir com suas propostas de um ambiente de trabalho mais leve e acolhedor para a criatividade. A grande aposta é a tendência híbrida para o trabalho, pensando em escritórios flexíveis com funcionários indo ao escritório apenas algumas vezes na semana e tentando, inclusive, evitar grandes deslocamentos, e também em serem uma boa opção para quem não se adaptou ao home office sem nenhum contato com outras pessoas.

No momento de transição, as áreas de descompressão e salas de reunião estão fora de funcionamento, por serem um ambiente muito coletivo e também,em muitos casos, fechado e de pouca circulação de ar fresco. Outra mudança que veio no cenário é o uso de objetos coletivos, principalmente na cozinha. Uma boa recomendação para os colaboradores em trabalho presencial é levar os próprios utensílios, como copos, xícaras e talheres. As mesas de trabalho, além de estarem com espaçamento definido de mais de 1,8m por usuário, podem e devem conter algum tipo de álcool 70% para higiene pessoal e de equipamentos.

Já sabe como as empresas e os coworkings estão se organizando para fazerem a volta ao trabalho ser mais segura para todo mundo? Agora é hora de pensar em se organizar para a sua retomada com todos os procedimentos de higiene e cuidado. Para isso, nós, da VIP Office, podemos ajudar. Você pode agendar uma visita em algum de nossos escritórios pelo Brasil ou também falar com a gente para saber mais sobre nossos espaços e como podemos entrar no seu orçamento!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *