A forma que os móveis são colocados em um escritório, as cores utilizadas no ambiente e o design são fatores que transmitem determinadas sensações para os funcionários e para os clientes.
Esses fatores também conseguem transmitir a imagem da empresa, se ela possui um tom mais tradicional ou mais arrojado e moderno. Uma empresa mais tradicional geralmente opta por ambientes monocromáticos, com móveis em madeira ou escuros. Já as empresas mais modernas costumam optar por uma decoração mais colorida.
Há marcas famosas que podem ser identificadas apenas pela disposição dos objetos em seu interior ou por suas cores. Esses padrões bem firmados ajudam a identificar um negócio de forma quase instantânea.
Por conseguir transmitir identidade, projetos personalizados mostram-se cada vez mais importantes para as empresas que querem se firmar em seu setor. Mas por onde começar?
Projeto alinhado ao negócio
O projeto deve ser montado de acordo com as características únicas de cada negócio. As cores utilizadas na decoração, a comunicação visual, os materiais e até mesmo o estilo dos móveis devem ser escolhidos a dedo.
Para isso, é necessário ter claro qual é o propósito da empresa e qual imagem será passada. O projeto personalizado deve estar totalmente alinhado ao negócio para, assim, engajar os funcionários e envolver os clientes.
O projeto personalizado também leva em conta as necessidades dos funcionários e estimula a sua criatividade, concentração e colaboração. Ou seja, ele influencia o comportamento das pessoas e impacta diretamente nos resultados da empresa.
Cultura e imagem
A cultura e imagem da empresa devem andar ao lado do projeto. Um negócio que está em processo de transição, por exemplo, deve alterar também o seu espaço físico, para acompanhar a sua mudança.
O ambiente sempre deve transmitir com o máximo de clareza a cultura e imagem que a empresa deseja passar para o seu público-alvo.
Análise da planta e do negócio
Profissionais devem analisar a planta para verificar a necessidade mobiliária de cada negócio. Em seguida, é necessário também entender os desejos e expectativas do público-alvo, para que o projeto se alinhe ao propósito da empresa.
Outros pontos a serem levados em consideração são o tipo de mercado, fluxo de pessoas, número de funcionários e composição da equipe. Com essas informações em mãos, fica mais fácil atender às necessidades reais da empresa.
Após analisar e considerar todos os pontos mencionados acima, é iniciada a etapa de desenvolvimento do projeto. O projeto personalizado deve aproveitar os espaços e oferecer as soluções necessárias para cada empresa. Por isso, uma consultoria personalizada e qualificada é essencial.
Todos os detalhes, desde a interatividade entre funcionários, ergonomia e design de interiores devem ser escolhidos de forma a destacar a empresa em seu setor. Oferecendo um diferencial para quem trabalha nela e também para os clientes.
Por fim, é feito o cronograma com toda a previsão da obra e sua execução. A planilha com o cronograma deve ser feita de forma a atender todos os requisitos da empresa, tanto sobre datas quanto sobre custos.
Com uma boa consultoria, o projeto personalizado torna-se uma tarefa simples e oferece todo o diferencial que a empresa precisa para se destacar no mercado. Viu quanto trabalho? O que acha de tornar tudo isso mais simples? Na Vip Office temos salas privativas e podemos deixá-las prontas para o uso da sua empresa sem que você tenha todo esse trabalho. Gostou? Então entre em contato conosco e peça um orçamento!