A Organização Mundial da Saúde orientou as pessoas a fazerem isolamento social e, com isso, veio a necessidade de adotar o trabalho em home office. Contudo, boa parte das empresas não estava preparada para isso. Elas encontraram alguns desafios nessa implementação.
Mesmo porque não houve tempo para muito planejamento. O novo coronavírus foi identificado na China em dezembro de 2019 e em março, pouco depois do Carnaval, o Brasil entrou, quase todo, em quarentena. Tudo foi muito rápido e muitas empresas encontraram diversos desafios. Conheça os principais deles.
Estrutura em relação à tecnologia no home office
O trabalho remoto é possível e permite até a realização de reuniões online. Contudo, para que isso seja possível, é preciso ter acesso à tecnologia. Para isso, a empresa pode dispor de computador, já que cabe a ela dar as condições de trabalho. Porém, nem sempre o colaborador tem fácil acesso à internet em casa e o problema começa aí.
Se a internet for lenta, algumas ferramentas podem não funcionar muito bem. E mesmo que a empresa pague um aumento de velocidade da internet do colaborador, há regiões nas quais essa tecnologia mais veloz não está disponível.
Ajustes de horários e a disciplina necessária para o home office
Outro ponto importante, e que no início foi um pouco confuso para muitas empresas, foi quanto ao horário de atuação no home office. Em uma situação normal, quem atua em casa tem metas para cumprir e pode realizar o seu serviço a qualquer momento.
Porém, com essa adoção do serviço remoto obrigatório como consequência da pandemia, muitas empresas quiseram manter o horário de trabalho fixo. O problema é que tudo ainda estava sendo ajustado e, muitas vezes, o colaborador não conseguiria ficar ativo no tempo determinado, por causa da ausência de internet ou queda de sinal. Isso dificultou um pouco a realização de reuniões e atividades.
Liderança à distância
Ser líder já não é fácil, mas ser líder a distância pode se tornar ainda mais difícil para muitos. Como manter a equipe motivada, bater metas e deixar todos confortáveis, mesmo em uma situação adversa?
Esse vem sendo um grande desafio a ser enfrentado por diversas empresas. Os líderes estão tendo que ficar atentos e transmitir confiança para a equipe, de forma que possa geri-la de maneira eficiente, mesmo que remotamente.
Clientes
Se antes as viagens de negócios eram constantes, as empresas tiveram que se reinventar e aprender a conquistar o cliente remotamente. Agora, o máximo que pode ser feito é uma reunião online e, por isso, muitos donos de negócios precisaram correr e investir em tecnologia, para que esse tipo de interação se fizesse possível.
E a sua empresa, como está atuando durante esse período? Conte pra gente nos comentários!