O mundo digital pode, em muitos sentidos, se assimilar aos desafiadores obstáculos que nos vemos presos, ocasionalmente. Exemplo disso é quando a rede online na empresa está “congestionada”, assim prejudicando o desempenho de todas atividades conectadas. É nesse contexto que o link dedicado ganha mais espaço.
Empresas que não querem passar por esse tipo de situação investem em uma solução que promove uma estrutura exclusiva para os seus assinantes. Como se criasse uma via única para você trafegar por ela.
Vale destacar que o link dedicado se diferencia da tradicional internet de banda larga que conhecemos. E é justamente para esclarecer as dúvidas que você possa ter sobre o assunto que planejamos este artigo!
O que é a banda larga e como ela funciona?
Ela independe de uma linha telefônica para a transmissão de dados. Trata-se de um modelo de internet cuja velocidade de recebimento e envio de informações é alta, cujo acesso é livre e ilimitado.
Quais são as vantagens da banda larga?
Diferentemente do link dedicado, a banda larga conta com acesso ilimitado para que os usuários possam fazer downloads, navegar por entre as páginas de sua preferência e assistir a vídeos — ou realizar videoconferências — à vontade.
Pelo custo/benefício é uma boa pedida. Afinal, trata-se de um serviço de internet com poucas restrições de uso.
O que é o link dedicado e como ela funciona?
Na outra mão temos uma solução que pode oferecer vantagens personalizadas aos seus assinantes. O link dedicado funciona assim: idealizado para o setor corporativo, o produto é composto por um link em que o assinante o usa para a transmissão de dados.
Nisso, você pode estar se perguntando qual é a diferença para as conexões normais. E é aí que entra o diferencial do link dedicado, conforme destacamos o exemplo da via livre para você: se a internet está lenta na empresa, o link dedicado não toma conhecimento disso.
Quais são as vantagens?
Como menos pessoas utilizam o link dedicado e ele é costumeiramente utilizado para propósitos específicos, a estabilidade online é maior — bem como a produtividade.
O custo/benefício é digno de menção também, já que ele é personalizável para as necessidades de cada cliente. O que nos leva a concluir seguramente que o link dedicado é uma opção mais proveitosa para o empreendedor.
Especialmente, porque não há oscilação de velocidade, independentemente do número de usuários conectados — já que essa quantidade nunca vai se equiparar à de pessoas online por meio da banda larga.
Banda larga ou link dedicado?
Depende na necessidade do seu negócio, pense no quanto a conexão é importante para a sua empresa e para suas transações, quando maior a dedicação do link, melhor será o resultado. Com uma qualidade de conexão superior, muita velocidade — e com estabilidade — e planos personalizáveis, é válido apontar que o link dedicado pode oferecer muitas vantagens para o seu negócio e sua contratação deve ser observada com atenção pela equipe de TI!