Conheça os nichos mais promissores segundo especialistas
Devido aos reflexos causados pela pandemia de Covid-19 em 2020, os desafios de abrir um novo negócio aumentaram consideravelmente,mas ao mesmo tempo novos nichos surgiram e começaram a protagonizar um espaço que antes era dominado por um mercado tradicional e estabilizado. Tecnologia e inovação entraram em cena e prometem ser o carro chefe do ano de 2021.
Hoje, as ideias mais promissoras estão ligadas ao ambiente online, pois foram os negócios que conseguiram perdurar durante a crise. Listamos alguns dos nichos que prometem ser destaque durante o ano.
E-Commerce
Um dos principais nichos que conseguiram permanecer ativos em 2020 e continuarão em 2020 são os negócios em e-commerce. O motivo está na economia com custos de loja física, além de flexibilidade e alcance maior por conta do ambiente online. Entre os principais modelos de e-commerce está o especializado em venda de produtos para informática, o motivo está no aumento pela procura de equipamentos de hardware para trabalho em home office. Lojas desta categoria tiveram aumento de 50% segundo o relatório Webshoppers nº 42, publicado pela Ebit – Nielsen.
Desenvolvimento de games para celular
Esse mercado explodiu durante o ano de 2020, com faturamento de R$ 851 bilhões em 2020, um recorde segundo dados da Newzoo publicados no IG. Dentro dessas condições o mercado de games para celular se torna um exponencial candidato a nicho de destaque para 2021. Além de atrair muitos usuários, os games para celular podem ser distribuídos em diversas plataformas ampliando o acesso ao público.
Clubes de assinatura
Já é uma realidade, mas foi um dos nichos mais procurados pelos usuários no ano de 2020 e promete muito nos próximos meses desse ano. De acordo com dados do Valor Investe, o mercado de clubes de assinatura cresceu 10%, hoje a estimativa é de que existam mais de 4 mil clubes de assinatura atuando só no Brasil. Entre as categorias mais procuradas estão livros, bebidas, alimentos, cuidados pessoais e produtos pet.
Produtos vegetarianos e veganos
Se tem um nicho que será a aposta certa para o ano de 2021 esse é o mercado de produtos relacionados ao vegetarianismo e veganismo. De acordo com dados IBGE, 18% da população brasileira já se declara vegetariana ou vegana. Linhas vegetarianas já são realidades em grandes empresas que trabalham com carne o que deu uma grande virada no mercado a partir da indústria. Além disso, 55% dos brasileiros afirmam que consumiriam mais produtos veganos se os ingredientes estiverem na embalagem e 60% deles afirmam que o preço dos produtos impedem de não consumirem no lugar da carne. Esse fato pode ampliar a oferta de produtos desse nicho, o que dá a esse mercado uma gama enorme de possibilidades e novos negócios.
Serviços de TI
De acordo com dados do IDC Brasil publicados no Jornal do Comércio, o mercado de TI cresceu 4,1% em 2020, mesmo com a queda generalizada no setor de serviços devido à pandemia. Entre os segmentos estão principalmente o de cloud computing e segurança da informação, principalmente por conta do novo normal e do home office, com sistemas de empresas necessitando de um maior controle e segurança nesse ambiente que agora necessita ainda mais de serviços na nuvem e de segurança na proteção de dados.
Delivery de comida
De acordo com o Sebrae, este ramo cresceu 103% no ano passado, alguns restaurantes se converteram totalmente ao serviço e muitos empreendedores apostaram na venda de alimentos para consumo imediato através do delivery. Em entrevista à Folha, a consultora Karyna Muniz, do Sebrae-SP, uma microempresa de fornecimento de marmitas pode ter a margem de lucro acima de 20% se for bem gerida.