Saiba como ambientes colaborativos melhoram a produtividade dos seus funcionários

Resumidamente, é possível dizer que os ambientes colaborativos dentro de uma empresa são aqueles nos quais a equipe atua em conjunto. Um profissional trabalha em parceria com os demais e todos os  feedbacks, sejam eles da equipe ou de um cliente, são considerados.  

No geral, para funcionarem como ambientes colaborativos, esses espaços tendem a ter uma boa liderança, além de serem marcados pelo dinamismo e pelo acolhimento. A equipe é incentivada a demonstrar suas habilidades e dar sugestões. 

Por isso, muitas vezes, esse tipo de negócio funciona em escritórios com ambientes abertos ou em escritórios compartilhados, focando sempre em incentivar a colaboração.

Como os ambientes colaborativos podem beneficiar a empresa?

Quando a instituição foca em ambientes colaborativos, ela induz a equipe a trabalhar em busca de um objetivo comum. Isso acaba levando os profissionais a serem mais engajados, empenhados. 

Consequentemente, a empresa opta por melhores resultados e mais produtividade. Além disso, empresas que focam em ambientes colaborativos também podem perceber melhorias como, por exemplo:

  • maior criatividade na elaboração de projetos;
  • profissionais mais satisfeitos e, consequentemente, mais retenção de pessoas qualificadas;
  • clima de positividade;
  • maior interação entre a equipe;
  • compartilhamento de conhecimento feito de forma natural;
  • mais inovação;
  • a interação forma uma grande rede de apoio entre a equipe;
  • fortalecimento do negócio, entre outros. 

Todos esses pontos levam a uma disposição de trabalho maior e consequente aumento na produtividade. Assim, ambientes colaborativos podem ajudar qualquer empresa a deslanchar e se destacar. 

Benefícios para os profissionais

Assim como faz bem para a engrenagem da empresa, os ambientes colaborativos também podem ser considerados positivos para os profissionais. As pessoas têm mais liberdade para opinar, criar, desenvolver o seu trabalho e trocar experiências. Assim, o desenvolvimento profissional acaba sendo mais rápido e dinâmico.

Além disso, como esses locais prezam pela interação entre a equipe, no geral eles são mais harmônicos. E isso deve ser considerado como um grande benefício, pois nem sempre é possível encontrar um local assim para trabalhar. 

É importante destacar também que os ambientes colaborativos estimulam o crescimento coletivo e individual. Para isso, além de oferecerem treinamentos e cursos de atualização, também tendem a valorizar cada colaborador. 

Pontos importantes para desenvolver um ambiente colaborativo

Muitas empresas já seguem esse modelo de trabalho. No entanto, as que ainda não aderiram e que pretendem mudar e focar em ambientes colaborativos podem, pouco a pouco, fazer essa transição.

E esse processo pode ser mais fácil do que parece. Entretanto, também precisa ter alguns cuidados, para que os benefícios dos ambientes colaborativos e aumento da produtividade sejam realmente percebidos. No geral, a empresa precisa:

  • alinhar a sua cultura organizacional com base nesse interesse;
  • conversar com a equipe sobre essa mudança;
  • preparar o RH para a contratação de pessoas que tenham esse perfil;
  • oferecer e manter um ambiente de confiança e isso precisa partir das lideranças;
  • ter líderes fortes e preparados para a mudança;
  • estimular a equipe a interagir e conseguir extrair os melhore pontos de cada profissional;
  • Treinar e capacitar a equipe.

Gostou desse tipo de ambiente? Gostaria de trabalhar em um local assim ou quer que a sua empresa foque em ambientes colaborativos? Conte para a gente nos comentários e aproveite para navegar em nosso blog


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *