Trabalho híbrido veio para ficar: veja como as empresas estão se adequando a essa nova realidade

Trabalho hibrido veio para ficar

A necessidade de trabalho remoto surgiu como adequação ao distanciamento social resultante da pandemia de coronavírus. Para tentar conter a propagação, as pessoas precisaram evitar aglomerações e, sempre que possível, deviam optar por ficarem em casa. E esse sistema deu tão certo que, em muitos casos, ele continuará sendo parcialmente adotado. É nesse ponto que entra o chamado trabalho híbrido.

Nele, a pessoa atua alguns dias remotamente, seja em casa ou em um coworking, e outros na sede da empresa. A quantidade de dias que a pessoa fica em um ou outro ambiente varia de acordo com a instituição. 

Essa flexibilidade costuma agradar aos contratados e contratantes. Para a empresa, resulta em economia de espaço, menos gasto com vale transporte e aumento da produtividade. Já para o profissional, há a vantagem de evitar perder horas no trânsito, poder trabalhar no conforto do lar ou em um coworking perto de casa e conseguir equilibrar melhor a atividade laboral e a vida pessoal.

Mas para que tudo isso dê certo, as empresas precisam se adaptar, não apenas em relação ao contrato dos colaboradores e aos dias que poderão ser cumpridos a distância, mas também em relação ao escritório. Veja algumas mudanças que estão sendo adotadas por empresas que optaram pelo trabalho híbrido. 

Para que serve o escritório no trabalho híbrido? O que muda? 

No geral, os escritórios passam a ser um local de encontro para reunidas, celebração, troca de ideias, criação e atendimento aos clientes. Dessa forma, o modelo de cadeiras e mesas passam a não atender mais a demanda trabalho. é preciso adequar os espaços e oferecer uma estrutura que acolha tudo isso. Veja algumas mudanças que estão sendo, pouco a pouco, adotadas por empresas que optaram pelo trabalho híbrido. 

Mudanças das áreas 

Se antes os pequenos escritórios eram os adequados, agora a equipe precisa de um ambiente diferente, que promova a criatividade e que permita a reunião e troca de ideias, em dias específicos. 

Para se adequar a isso, as empresas estão diminuindo a quantidade de divisória, aumentando o local para o café e criando pelo menos um ambiente descontraído, para que a equipe se reúna para discutir ideias. 

Adaptam os contratos

Caso o profissional trabalhe um ou dois dias em casa apenas, ainda é possível manter o contrato sem grande alteração. No entanto, mais do que isso é considerado um teletrabalho. Dessa forma, na transição para o trabalho híbrido é preciso rever as contratações. 

Estrutura de trabalho a distância

Outro ponto importante é dar alternativas de local de trabalho para a equipe. O trabalho a distância pode ser feito na casa do colaborador. Entretanto, algumas instituições também estão fazendo contratos com redes de coworking, como a Vip Office, para que o profissional possa trabalhar perto de casa e em um local bem estruturado. 

Mas claro, que para que isso seja positivo, é preciso ter a certeza de que contratará um bom coworking. Veja dicas dicas para escolher o espaço de coworking ideal para sua empresa! 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *