Você sabia que você usa serviços apoiados pelos fundos Venture Capital em seu dia a dia? Isso acontece ao usar, por exemplo, o aplicativo do Ifood, pedir uma corrida no Uber ou até agendar uma reserva no Airbnb.
Mas claro que essas não são as únicas empresas que podem ter o investimento Venture Capital. É possível que novos empreendimentos também consigam essa “parceria”. Veja como funciona e o que fazer!
O que é Venture Capital?
Venture Capital nada mais é do que um tipo de investimento, cujo dinheiro é destinado a novas empresas, que têm uma tendência a crescerem rapidamente e de serem muito rentáveis.
Como não é possível ter a certeza absoluta de que esses novos negócios serão realmente lucrativos e poderosos, o Venture Capital é considerado um investimento alto risco, mas que também possui um alto potencial de retorno. Para os investimentos Venture Capital há uma regulamentação especial, que é feita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
Para quem é destinado o investimento Venture Capital?
Esses fundos financeiros podem ser ofertados tanto a empresas iniciantes, quanto a PMEs (pequenas e médias empresas), desde que elas possuam a característica de terem uma forte tendência ao crescimento rápido.
Assim, torna-se uma boa opção para quem está começando. Afinal, as empresas iniciantes tendem a precisar de um alto volume de capital, para poder dar o “pontapé inicial” e focar no retorno rápido.
Atualmente, é comum que empresas focadas em projetos que envolvem tecnologia recebam investimento de fundos de Venture Capital. Isso acontece justamente por elas terem as características desejadas. Em suma, são indicadoras, jovens e têm um poder de crescimento rápido em pouco tempo.
Vantagens e desvantagens
Se você acha que a sua empresa pode se encaixar nas que têm perfil para receber fundos de Venture Capital, é importante que antes de procurar possíveis investidores, você veja as vantagens e desvantagens.
Dentre as vantagens de captar um Venture Capital é possível destacar:
- Ter recursos financeiros;
- Contar com a ajuda dos gestores do fundo na administração da empresa, o que a torna mais profissional, assertiva e tende a contribuir com a melhoria;
- Divulgação “gratuita”, visto que o investimento tende a ser mídia. Isso resulta em maior credibilidade para o mercado e clientes, além de uma grande divulgação da marca.
Já como desvantagens é possível destacar:
- As tomadas de decisões passam a ser menos flexíveis, visto que, no geral, os fundos de investimento passam a ter poder de voto, ou seja, também influenciam nos rumos do negócio;
- Entre 15% e 35% da participação societária tende a ser cedida aos investidores. Isso pode gerar problemas futuros na hora de captar investimentos.
Como saber se o Venture Capital é o melhor caminho para a sua empresa?
Na verdade, é preciso avaliar a situação do seu empreendimento e definir se esse tipo de investimento realmente é necessário para o seu negócio. Esse investimento vai ajudar a sua empresa a crescer? Vai aumentar a chance de ter sucesso?
Além disso, avalie se a empresa realmente precisa desse dinheiro ou da reputação que um investimento Venture Capital pode trazer. Ou ainda se há uma demanda para os insights e know how do Venture Capital.
Enfim, é necessário garantir que o Venture Capital resultará em vantagem estratégica e financeira para a empresa. Pois caso não resulte, buscar por esse tipo de investimento pode acabar prejudicando a operação do negócio.
Gostou das informações? Em nosso blog você encontra muitos conteúdos relevantes para o seu negócio. Navegue!