5 principais pontos negativos do trabalho home office

A maioria das pessoas gostou de atuar em home office e gostaria de permanecer assim, mesmo quando a pandemia de coronavírus for controlada. Mas será que o trabalho em casa tem apenas pontos positivos?

Embora poder fugir do trânsito e ficar perto dos filhos possa parecer incrível em um primeiro momento, há pontos do home office que, por vezes, não são tão interessantes para o colaborador. Você já tinha pensado nisso?

Então conheça os principais pontos negativos do home office e avalie esse modelo de trabalho!

Pontos negativos do trabalho home office que você precisa considerar

Nem tudo é bom na hora de trabalhar em casa, não é? Será que o modelo híbrido não seria melhor? Para que você possa refletir sobre os prós e contras, separamos alguns pontos que precisam ser considerados.

Falta de um ambiente adequado

Algumas pessoas puderam transformar um cômodo da casa em um escritório ou local de trabalho, montaram tudo certinho e podem trabalhar tranquilamente. No entanto, a maioria se encontra em uma situação bastante diferente.

Muitos estão ocupando a mesa da cozinha para trabalhar. Isso acaba incomodando outras pessoas da casa, bem como pode prejudicar o rendimento. Assim, a necessidade de um ambiente adequado pode ser considerado um ponto negativo.

Móveis

Além do ambiente, é fato que é preciso pensar em ergonomia. Passar alguns meses trabalhando em um local improvisado, até pode ser aceitável. No entanto, quando isso se estende por muito tempo, acaba fazendo falta ter móveis ergonômicos. Quando a pessoa não os têm, aumentam as chances de desenvolver doenças laborais.

Perda da privacidade

Dependendo da área de atuação, a pessoa precisa participar de reuniões remotas durante o expediente. Para isso, precisam ligar a câmera e é nesse meio que pode vir a perda de privacidade.

Além de parte da casa, que pode aparecer, por vezes, uma criança aparece correndo, um gato pula na frente da câmera ou algum adulto grita. Tudo isso acaba com a privacidade do trabalhador e da família.

Ao mesmo tempo, a privacidade do trabalho acaba. É difícil até de fazer uma ligação para um colega, já que sempre tem mais alguém em casa. Assim, a perda de privacidade também é algo negativo no home office.

Possibilidade de excesso de carga de trabalho

Ao trabalhar no mesmo lugar onde mora, por vezes, o profissional acaba misturando as funções do lar e da empresa. Com isso, fica mais difícil separar e focar apenas na atividade laboral. O resultado é que o que antes ficava pronto em duas horas, quando era feito in loco, acaba demorando quatro horas para ficar pronto.

Como a meta de produção é a mesma, a impressão que dá é que o profissional trabalha muito mais do que antes. Há uma sobrecarga, que pode afetar a rotina e a saúde. Por isso, a falta de foco e a mistura de funções, por vezes, torna-se algo negativo do home office!

Falta de troca de experiência

Por fim, a falta de colegas próprios para trocar ideias e discutir soluções pode ser outro ponto. Por mais que as reuniões remotas sejam interessantes, por vezes, é importante conversar com alguém. Isso fica inviável no home office.

Uma maneira de driblar a distância do trabalho e, ao mesmo tempo, eliminar os problemas do home office é optando pelo coworking. Conheça a Vip Office e trabalhe com tranquilidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *