Como a inteligência artificial pode auxiliar no seu escritório

 inteligência artificial

Quem consegue ficar longe dos avanços tecnológicos? Atualmente, seja qual for a área de atuação a pessoa convive com os mais diferentes avanços. E mesmo que não seja na área profissional, no dia a dia, é possível ver a evolução contínua.

E muitas dessas alterações na rotina da vida e na forma como interagimos no dia a dia se dá à chamada inteligência artificial. 

É ela que permite que você converse com um robô no chat ou falar “ok Google” e perguntar uma dúvida qualquer. Mas não é só na sua vida pessoal que a inteligência artificial vem provocando mudanças. No mundo corporativo também.  

Veja como isso está acontecendo e perceba algumas evoluções resultantes da inteligência artificial!   

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial, embora esteja ficando mais popular agora, é de 1956. De forma simples, é capaz de dizer que a inteligência artificial é a capacidade que uma máquina possui de aprender conforme os processos vão sendo realizados.

É o que acontece, por exemplo, com alguns chatbots que aprendem e adquirem novas informações conforme vão interagindo com os humanos durante a conversa. Assim, esse tipo de programa ou máquina não se limita ao que foi programado inicialmente. Ela vai melhorando e sendo aprimorada, sozinha, conforme é usada. 

Isso é possível porque, conforme o sistema ou máquina vai sendo usada, ela vai armazenando um banco de dados de experiências anteriores.  

E como ela afeta os negócios?

O exemplo dos chatbots pode ser o mais fácil de compreender, pois muita gente já foi atendida, virtualmente, por uma “secretária eletrônica”. Mas é claro que não é só assim que a inteligência artificial impacta e pode ser aplicada nas empresas. Conheça algumas das aplicabilidades da IA.

Reconhecimento facial

Quem pode entrar na sala na qual um grande projeto da empresa está sendo desenvolvido? Provavelmente, um grupo seleto de pessoas. Mas como impedir  que as demais entrem no ambiente? Por meio da inteligência artificial, é possível usar o reconhecimento facial para ter um melhor controle de entrada e saída e limitar o acesso ao local. 

Aplicativos inteligentes

Os aplicativos inteligentes arquivam o histórico, fazem uma análise e informam uma previsão baseada em sua base de dados. Ele oferece uma experiência personalizada ao usuário e, a longo prazo, geram economia  e agilizam os processos. Para deixar essa possibilidade ainda mais interessante, saiba que eles podem ser customizados de acordo com as necessidades da organização. 

Melhoram a relação com os clientes

Esse tipo de benefício você, provavelmente, já percebeu em seu dia a dia. Com a inteligência artificial, o serviço de streaming, por exemplo, passa a conhecer melhor o gosto do usuário. Com isso, ele se torna mais assertivo ao sugerir filmes, séries, entre outros. 

O mesmo acontece na hora de sugerir produtos no e-commerce, entre outros casos. Assim, com essa facilidade, a inteligência artificial ajuda a melhorar a relação com os consumidores.  

Chatbots

Essas “atendentes 24 horas” facilitam a interação com o cliente, sanam dúvidas, ajudam na realização de processos e ainda evitam que a pessoa tenha que esperar até o dia seguinte, para falar com um humano, quando há um problema fácil de resolver. 

Resumidamente, a inteligência artificial pode ser usada nas mais diferentes áreas de um negócio para facilitar tanto a rotina interna quanto a comunicação com os clientes.

Por falar em comunicação, preparamos um texto sobre o uso de podcast na comunicação, Confira


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