Conheça as startups unicórnios brasileiras

A palavra “unicórnios” é usada desde o ano de 2013 para classificar algumas startups. Foi a investidora norte-americana Aileen Lee que usou o termo, pela primeira vez, e a ideia pegou, inclusive no Brasil.

No entanto, aqui no Brasil os primeiros unicórnios só surgiram em 2017 e hoje já conta com pelo menos 16 unicórnios. Isso faz com que o Brasil seja considerado um dos 10 países com mais startups unicórnios do mundo.

Conheça mais sobre essas empresas e descubra quando podem ser chamadas de unicórnios!

O que é uma startup?

É dado o nome de startups empresas que possuem um modelo de negócio escalável e repetível. Resumidamente, são empresas que conseguem receber um grande número de clientes e não gastam muito a mais por isso, ou seja, possuem um negócio considerado escalável.

O que é uma startup unicórnio?

São chamadas de startups unicórnio as empresas que têm um modelo de negócio escalável de tecnologia provada, que sem ter capital na bolsa de valores, ou seja, antes de realizar o IPO (Initial Public Offering), já são avaliadas em mais de um bilhão de dólares.

No geral, as startups unicórnios são aquelas que conseguem colocar no mercado algo que revoluciona um setor. Com isso, acabam se destacando muito e alcançam esses altos valores. Um exemplo clássico é a Uber, que mudou a maneira como as pessoas se locomovem.

A chegada dela fez tantas alterações que foi alvo até de protestos em grandes cidades brasileiras. No entanto, além de permanecer, ela mudou tudo e levou outros trabalhos de transporte a buscarem por melhorias. Por meio da Uber, pessoas comuns trabalham levando passageiros em seus carros pessoais. Já o usuário consegue um transporte com valor mais acessível, quase sempre, com poucos cliques.

Essa é apenas uma das mais de 300 startups unicórnios existentes no mundo, segundo a CBInsights. E a tendência é de que esse número venha a crescer ainda mais

Startups brasileiras classificadas como unicórnios

Veja algumas das startups que já conseguiram alcançar esse marco!

Ifood

Empresa que faz o meio de campo entre consumidor e estabelecimentos comerciais de alimentos. No Ifood é possível encontrar de tudo. Desde um pastel com caldo de cana, até uma cesta de café da manhã presenteável ou comida japonesa, por exemplo. Nos grandes centros, a startup conta com um sistema de entregas próprio.

Nubank

Em suma, ela veio mudar a forma como as pessoas fazem transações financeiras. Ela se apresentou no mercado em 2013, oferecendo cartão, transações bancárias e outras facilidades sem taxa.

Stone

Atua com meios de pagamentos e foi inaugurada em 2012. É considerada uma das startups unicórnios brasileiras desde 2018.

PagSeguro

Foca no envio e recebimento de pagamentos de forma rápida e pertence à Uol. É considerada unicórnio desde 2018.

99 táxi

Está presente desde 2012 no mercado e oferece a facilidade de chamar um táxi com poucos cliques. Com uma ampla gama de profissionais cadastrados, oferece facilidades para os moradores dos grandes centros.

Nuvemshop

Essa é uma plataforma de e-commerce voltada para os pequenos e médios varejistas. Ela se tornou mais uma dentre as unicórnios brasileiras em 2021, ao receber um aporte de US$ 500 milhões dos fundos Insight Partners e Tiger Global Management. Assim, passou a ter o valor de mercado de US$ 3,1 bilhões.

Ficou interessado em unicórnios? Então descubra como uma startup se transforma em unicórnio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *