O uso de escritório compartilhando vem crescendo e os motivos para que isso aconteça são variados. No entanto, dentre as vantagens que esse tipo de empreendimento oferece estão o menor custo e a praticidade.
Afinal, a pessoa já contrata o ambiente pronto, com internet, atendimento, segurança, entre outros. Assim, pode contratar hoje e começar a usar na sequência. Ao mesmo tempo, tem no valor da mensalidade diversos custos incluídos como o da linha telefônica, por exemplo.
E esses custos fixos, como o do telefone ou o pagamento do trabalhador que atua na portaria, acabam sendo “divididos” entre várias empresas. Afinal, um porteiro trabalha para todo o prédio. Assim, os custos fixos acabam sendo menores, o que faz com que o custo total de manter um estabelecimento no escritório compartilhado seja menor do que o valor gasto para ter um escritório próprio.
Mas essas são apenas algumas das vantagens de usar o escritório compartilhado. Confira outras!
Vantagens do escritório compartilhado
Boa estrutura
Todo negócio precisa ser bem montado para atrair clientes e passar uma boa imagem. Afinal, quando a pessoa chega em um espaço que é desleixado, acaba tendo a impressão de que o serviço da empresa também é da mesma forma.
Sendo assim, quem vai montar um escritório precisa estar atento à estrutura. O problema é que sai caro montar tudo da forma que precisa, mas quando a pessoa opta pelo escritório compartilhado, não tem esse problema. Afinal, encontra tudo o que precisa pronto.
Networking
Outra vantagem de optar por um escritório compartilhado é o fato de aumentar a rede de contatos. No mesmo ambiente, profissionais autônomos e pessoas de diferentes segmentos também estão trabalhando. Assim, fica mais fácil divulgar o trabalho, encontrar parcerias, ou seja, favorece o networking.
Para o profissional autônomo, aumenta a produtividade
Trabalhar em casa nem sempre é fácil. É um amigo que chega, um parente que resolve fazer uma visita no meio do horário do expediente ou até aquele jogo de vôlei na TV, que parece ser irresistível. Tudo isso pode atrapalhar a produtividade.
No entanto, quando a pessoa vai para um escritório compartilhado, todas as distrações somem. Além disso, há uma tendência do profissional tentar aproveitar ao máximo as horas pagas e isso também contribui para o aumento da produtividade.
Fica em um ponto estratégico da cidade
Os escritórios compartilhados são construídos em locais estratégicos na cidade, perto de metrôs e ônibus. Assim, quando a pessoa escolhe esse lugar para trabalhar e ter o seu endereço comercial, ela acaba tendo mais facilidade para receber clientes para uma reunião, por exemplo, já que o acesso é fácil.
Áreas de uso em comum
Outro ponto importante é quanto às áreas de uso em comum, quando a pessoa constrói o seu próprio escritório ela precisa manter e equipar uma sala de reuniões, por exemplo. Já quando faz tudo no escritório compartilhado, não precisa se preocupar com isso. Caso precise da sala de reuniões pode apenas reservar o espaço pronto e pagar pelas horas que for usar.
Gostou das dicas? Além do escritório compartilhado, você também pode optar pelos escritórios virtuais. Veja como alugar um escritório comercial para sua empresa!