Entenda como as startups brasileiras estão se tornando cada vez mais Scale-ups

Scale-ups: você conhece esse termo? Se até pouco tempo, quase todo mundo estava tentando aprender o que era startup, agora esse termo já é conhecido pela maioria das pessoas. Afinal, há grandes marcas como, por exemplo, o Ifood, que começaram assim.

No entanto, com o crescimento das startups, um novo termo passou a ser comumente usado. É o scale-ups. De uma forma simples é possível dizer que scale-ups são empresas altamente escaláveis, mas que são bem maiores do que uma startup.

São negócios que podem ser classificados como “de alto crescimento”, ou seja, que conseguem crescer anualmente pelo menos 20% por, no mínimo, três anos consecutivos. Ao mesmo tempo, nem toda empresa que consegue esse crescimento acelerado pode ser classificada como scale-ups.

Saiba mais sobre as scale-ups e veja algumas instituições brasileiras que se encaixam nesse grupo!

O que são scale-ups?

O termo foi usado, primeiramente, por Franck Nouyrigat, co-fundador do Startup Weekend. Embora a regra do crescimento de 20% ao ano por pelo menos 3 anos seja a usada, no geral, o termo scale-ups vem sendo usado como um tipo de evolução das startups em crescimento.

É como se as pequenas empresas, que apostaram em um negócio escalável, subissem um degrau a mais. Afinal, se a startup aumenta de tamanho ela deixa de ser startup, já que passa a ter características como, por exemplo:

  • hierarquia de gerenciamento bem definida;
  • definição de funções de todos os membros;
  • sistema operacional;
  • ideia validada pelo usuário.

Quando tudo isso acontece elas passam a ser scale-ups! Assim, pode-se dizer que scale-ups são empresa que se encaixam nas seguintes características:

  • Desenvolvimento escalonável;
  • Crescimento mínimo de 20% ao ano nos últimos três anos, pelo menos;
  • Eficácia comprovada;
  • É inovadora e mantém isso em sua identidade.

Em alguns casos, também acabam sendo tidos como pré-requisitos para que as empresas sejam chamadas de scale-ups o fato delas terem lucro acima de 20 milhões de dólares e, no mínimo, 80 funcionários, além de contarem com pelo menos cinco pessoas na diretoria.

Scale-ups no Brasil

Provavelmente, agora que você já sabe o que são as empresas scale-ups, já pensou em algumas grandes marcas presentes no Brasil que fazem parte desse grupo. Conheça algumas delas:

  • Loggi: empresa de tecnologia que atua fazendo a ponte entre um mensageiro e o cliente por meio de um app;
  • 99: com sede em São Paulo, a 99 foi fundada em 2012 por Paulo Veras, Renato Freitas e Ariel Lambrecht. Ela foca em meios de transportes para pessoas, que solicitam um veículo para levá-las ao seu destino, através de um app. Atualmente, está presente em mais de mil cidades;
  • iFood: presente no Brasil, no México, na Colômbia e na Argentina, atende a milhões de pedidos mensais. No Ifood é possível encontrar desde a entrega de um bom café preto, até o envio de uma cesta de presentes para uma pessoa querida;
  • Banco Inter: conta digital com poucos cliques é o que oferece o Banco Inter. Prático e eficiente, facilita a rotina de quem precisa fazer movimentações bancárias e gosta de realizar tudo pelo app.

Gostou de saber mais sobre esse modelo de negócio? Muitas dessas empresas, que começaram como startups e cresceram, focam no trabalho remoto ou híbrido. Conheça como funciona o trabalho híbrido.


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