Você gostou de trabalhar em casa durante a pandemia? Muitos adoraram a ideia e isso fez com que as empresas começassem a considerar a adoção do trabalho híbrido. Afinal, parece que os colaboradores se adaptaram bem, mesmo sem ter estrutura em casa.
Uma pesquisa feita pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) sugeriu que 73% ficou contente em não ter que ir para o trabalho físico. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas ficaram receosas de perderem algum tipo de promoção, por estarem longe do escritório.
Uma maneira interessante ajustar tudo isso e deixar todos a vontade é por meio do trabalho híbrido. Ele vem sendo adotado por muitas instituições, que estão liberando a equipe de ir até o endereço comercial e disponibilizando horas em um coworking, quando necessário, para que as pessoas tenham a melhor estrutura, pertinho de casa.
Saiba mais sobre esse sistema de trabalho e de como ele vem se tornando o queridinho de empregados e empregadores!
Porque o trabalho híbrido deve continuar em 2022?
As heranças da pandemia seguirão no mercado de trabalho e os motivos para isso são vários. O primeiro deles é que a doença não foi totalmente controlada. Assim, quanto menos aglomeração e deslocamento de pessoas as empresas conseguirem, melhor.
Além disso, com a queda no rendimento, algumas instituições chegam a ficar totalmente em trabalho remoto e gostaram disso. Muitas estão optando pelos escritórios virtuais e seguindo no mesmo sistema de trabalho.
Já outras, entenderam que o seu colaborador é mais feliz trabalhando em casa ou perto dela. E como um profissional feliz rende mais e dá mais lucro, é claro que a instituição vai fazer o possível para mantê-lo assim. Nesse caso, o trabalho híbrido costuma ser o mais adotado.
Em suma, ele consiste na possibilidade da pessoa seguir trabalhando em casa ou em um coworking perto do lar, custeado pela empresa. No entanto, ir de tempos em tempos a sede para reuniões.
Há empresas que estão marcando reuniões mensais, enquanto outras estão deixando isso mais aberto, com encontros bem esporádicos. Há também as que adotaram o trabalho híbrido e estão fazendo rodízio da equipe no escritório. Por exemplo, um grupo vai na segunda e passa o resto da semana em casa. Outro grupo só trabalha na sede na terça e os outros dias remotamente e assim por diante.
Grandes empresas estão se ajustando para o trabalho híbrido
Claro que é impossível que profissionais da saúde, de coleta de lixo ou até de vendas em lojas físicas passem a ter a opção de trabalho híbrido. Afinal, a sua profissão requer a presença física no ambiente laboral.
Entretanto, quem trabalha na parte administrativa, contabilidade, marketing, entre outros, consegue atuar a distância.
A Loft, por exemplo, já avisou que o trabalho híbrido está ativo. Enquanto alguns trabalham in loco, outros estão de forma remota. Vale ressaltar que, mesmo assim, a vacinação, com a vacina que visa prevenir a Covid-19, é obrigatória. Até mesmo bancos, como o Bradesco, estão adotando o trabalho híbrido.
Ficou interessado em adotar esse sistema em sua empresa? Então conheça mais sobre ele.