A flexibilidade passou a fazer parte dos escritórios depois que a pandemia de coronavírus foi controlada. Isso se deu pela mudança, que foi inevitável, na hora de trabalhar, já que o remoto tomou conta do mundo corporativo, na tentativa de proteger a saúde de todos.
Mas não é só isso. A pandemia também deixou marcas emocionais nas pessoas, tristezas, saudade, uma necessidade maior de cuidar da saúde emocional e, ao mesmo tempo, novos costumes de vida.
Os profissionais descobriram que o trabalho remoto pode ser uma ótima alternativa e os contratantes também gostaram do resultado esperado.
É por isso que muitas empresas estão adotando o modelo híbrido de trabalho, permitindo que o profissional atue tanto em casa quanto no escritório. Para isso, tendem a fechar parcerias com coworkings e buscar escritórios flexíveis.
Quer saber mais? Então veja algumas mudanças comumente encontradas nos escritórios depois da pandemia.
Mudanças dos escritórios no pós-pandemia
Os equipamentos necessários seguem praticamente os mesmos. Computadores e móveis ergonômicos são preocupações que seguem acompanhando os escritórios após a pandemia. No entanto, tudo isso passa a ser usado de maneira diferente.
Os escritórios flexíveis tentam não ter uma mesa fixa para cada colaborador. A pessoa chega e senta onde quiser. Se preferir, pode até trabalhar em uma área diferenciada, como um espaço de descanso ou jardim. Em alguns casos, as bancadas ocupam o lugar de da mesa individual, para permitir a integração da equipe. Enfim, há uma flexibilidade de local.
Humanização dos espaços
A humanização do ambiente de trabalho já era uma tendência, que foi acelerada após a pandemia. Em suma, trata-se de levar “a casa” para o trabalho. Para isso, os ambientes laborais passam a contar com opções como, por exemplo:
- berçários;
- dog care;
- cozinhas equipada;
- copas confortáveis;
- áreas ao ar livre bem arborizadas, bonitas e até com mesas para o trabalho ou para pequenas reuniões.
Limpeza
No pós-pandemia também mudou a preocupação com a limpeza dos ambientes. No geral, os escritórios flexíveis optam por móveis que sejam facilmente higienizados. O mesmo vale para a estrutura física, que deve ser simples de ser limpa, com revestimento adequado, como os pisos cerâmicos, mármore ou vinílicos.
Locais dos móveis e decoração
Os móveis são escolhidos de forma que ofereçam conforto para os colaboradores. Na mobília, cores alegres e fortes.
Além disso, há uma tendência a usar materiais naturais na decoração, para deixar os escritórios modernos mais aconchegantes. O paisagismo ganhou um espaço maior. Enfim, o layout dos escritórios é revisto para oferecer um espaço seguro e criativo.
Em suma, os escritórios modernos contam com mais espaços integrados, cores vivas, confortos e humanização. Há uma busca por espaços arejados, alegres e inspiradores. Tudo isso com a intenção de oferecer mais flexibilidade e liberdade.
Todos esses cuidados tentam amenizar a transição entre o home office e a volta ao trabalho no escritório da empresa. Com a humanização e até a possibilidade de levar o pet para o ambiente, a pessoa tende a se sentir melhor. Isso deixa o retorno menos traumático. Nesse meio, também é preciso ficar atento e investir na automação de processos. Veja como funciona!