Horas de trabalho reduzidas podem ser uma realidade no ramo corporativo?

Horas de trabalho reduzidas

Horas de trabalho reduzidas aumentam a produtividade? Há quem diga que sim e, por isso, algumas empresas vêm adotando uma diminuição na carga horária trabalhada, sem alterar o salário da equipe. 

Se isso dará certo ou não ainda não é possível afirmar, mas que já há locais no Brasil fazendo um teste e vendo “no que dá”, é fato. Em França, uma empresa de tecnologia diminuiu a jornada semanal em uma fase de “teste”. Veja como funciona a novidade?  

Equipe de empresa de Franca tem horas de trabalho reduzidas 

Uma empresa, NovaHaus, de Franca, interior paulista, resolveu testar se oferecer horas de trabalho reduzidas realmente gera alguma vantagem para a instituição e se resulta em aumento de produtividade. Para isso, desde março de 2022 a carga horária de trabalho foi diminuída, sem que ninguém perdesse nada no salário ou tivesse qualquer redução de benefício.

Agora, a equipe que antes atuava cinco dias por semana, de segunda à sexta, agora só trabalha quatro dias na semana. Assim, as 40 pessoas beneficiadas com o novo sistema, além do fim de semana, têm mais um dia de folga.

O dia escolhido para isso foi quarta-feira, ou seja, quem trabalha nessa empresa só precisa estar lá às segundas, terças, quintas e sextas. De acordo com o responsável pela gerência do local, a intenção é dar aos colaboradores um dia a mais de interação familiar e cultural.  

“O maior objetivo de ter essa folga na semana é proporcionar momentos de cultura, de lazer, de conexão com a família, conexão pessoal, e fazer as pessoas ficarem mais revigoradas para trabalhar melhor nos outros dias que elas precisam trabalhar”, explicou o diretor Leandro Pires em entrevista dada ao portal G1.

E para que ninguém tenha que gastar o salário para ter esses benefícios culturais, a empresa deu um vale de R$ 400 que podem ser usados em aplicativos de música, livrarias, filmes, cinemas, teatros e shows.

Se a produtividade aumentará a empresa ainda não sabe, mas os funcionários estão felizes com a decisão. Alguns profissionais relatam que, como a folga é no meio da semana, eles conseguem resolver problemas pessoais e também se divertir. Dessa forma, acabam voltando ao trabalho mais tranquilos, menos preocupados e mais satisfeitos. Consequentemente, têm um melhor desempenho. 

Jornada reduzida já é uma realidade em outros países 

Embora no Brasil a empresa de Franca seja uma das primeiras a adotar as horas de trabalho reduzidas, essa já é uma realidade em outros países. Japão, Inglaterra e Estado Unidos estão mais focados em pesquisas sobre essa mudança e tendem a concluir que há um aumento de produtividade. 

Essas alterações em outros países acabaram incentivando a empresa de Franca, que também teve o trabalho remoto ocorrido durante a pandemia como uma alavanca para a mudança.  

“A gente ficou remoto até fevereiro deste ano e quando a gente retomou ao trabalho presencial, a gente não quis que as pessoas perdessem o tempo que ficavam em casa, com a família, então proporcionamos um dia na semana para que elas pudessem ficar com os familiares”, explica Pires.

Mas essa redução de jornada pode não ser para sempre. Em novembro de 2022 será feita uma avaliação para avaliar os resultados. No entanto, por enquanto, tudo indica que as horas de trabalho reduzidas vieram para ficar, pois, a instituição já está percebendo resultados positivos relacionados à produtividade da equipe.

E você, o que acha das horas de trabalho reduzidas? Deixe o seu comentário e aproveite para navegar em nosso blog


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *