Se você trabalhou em escritórios nos anos 80 ou 90, certamente deve se lembrar da quantidade de móveis e materiais que estavam arquivados. Eram muitas prateleiras para arquivar documentos e comprovantes dos mais diferentes tipos. Entretanto, isso mudou. Agora, o minimalismo tem ganhado a preferência na decoração do escritório.
A ideia é colocar o menor número de objetos e móveis possíveis e conquistar espaços mais funcionais e acessíveis. Claro, que isso não significa que os objetos importantes para a execução do trabalho serão retirados. Eles seguirão lá. No entanto, o minimalismo no escritório busca oferecer um espaço mais clean e menos rebuscado.
Quer saber mais? Então continue a sua leitura e veja algumas dicas de como adotá-lo!
O que é um escritório minimalista?
A decoração de escritórios que adotam o minimalismo foca na famosa frase de que “menos é mais”. Para isso, na hora de decorar foca em detalhes e faz o possível para realçar cada item. Assim, com poucos adereços consegue deixar o espaço bonito, moderno e funcional.
O escritório minimalista busca aproveitar, ao máximo, a possibilidade de deixar lugar para transitar e, para isso, elimina qualquer excesso.
Dicas para adotar o minimalismo no escritório
Com mudanças simples é possível ter um escritório minimalista. Veja algumas dicas!
Prefira cores neutras
Um escritório minimalista busca o mínimo de estímulos possíveis e isso deve ser considerado também na hora de escolher as cores. Nas paredes, opte pelas neutras como branco, creme ou gelo, por exemplo.
Isso ajudará a deixar o ambiente mais sereno e pronto para enfatizar apenas os elementos importantes. Dessa forma, as cores vibrantes são deixadas para elementos pontuais e importantes na decoração do escritório.
Iluminação
Uma boa iluminação ajuda a deixar o espaço mais harmônico acolhedor e também a dar a sensação de que ele é mais amplo. Em suma, a prioridade é o aproveitamento da luz natural.
Por isso, as janelas não devem ser obstruídas com anda e precisam estar abertas, permitindo a entrada de luz e ar. Além disso, também é importante ter um bom projeto de luz artificial.
Organização
Embora sejam poucos os elementos na decoração focada no minimalismo, em um escritório, sempre haverá coisas para serem guardadas. É importante garantir que tudo fique organizado.
Afinal, um local bem arrumado transmite calma e equilíbrio para as pessoas que fazem uso dele. Isso tende a refletir positivamente na produtividade da equipe. Assim, os móveis devem permitir que tudo fique bem armazenado.
Mobiliário
Por falar em mobília, é importante ter cuidado com a escolha. Ao mesmo tempo que ela precisa ser suficiente para que tudo seja guardado, é necessário não colocar móveis em excesso. Assim, ao escolher, é necessário ter muita atenção.
Os móveis devem ser leves e, de preferência, em linha reta, pois isso faz parte do minimalismo. Além disso, é indicado que tenham as suas funções bem definidas. Em suma, o móvel deve ser elegante, agradável e funcional. Tudo isso, é claro, ficando atento à ergonomia.
Gostou? Então aproveite e veja as vantagens do escritório compartilhado!