Presencial ou Home Office: entenda o planejamento das empresas para 2023

Presencial ou Home Office: entenda o planejamento das empresas para 2023

Com a pandemia controlada, graças à vacinação, as empresas começam a se ajustar à nova rotina de trabalho. Seja presencial ou home office, muitas estão tendo que realizar mudanças, para acolher melhor a equipe e motivar os profissionais.

Além disso, várias delas estão alterando o sistema de trabalho. Afinal, com a pandemia muitas viram que o trabalho remoto pode ser uma realidade e dá certo. Por que não mantê-lo?

Levando isso em consideração, as empresas estão fazendo o seu planejamento para 2023. Híbrido, presencial ou home office? Veja as tendências!

Presencial ou home office? Confira pontos a serem considerados em 2023 no mundo empresarial

Preferência por trabalhar em casa 

Presencial ou home office? Na verdade, os dois! Embora o home office tenha dado certo, ele traz muitos desafios tanto para a empresa quanto para o profissional.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA) concluiu que a maioria dos brasileiros prefere trabalhar em casa. Dos entrevistados, 73%, se pudesse escolher entre presencial ou home office, preferiria continuar em casa.

Além disso, 81% revelaram que são mais produtivos quando trabalham em casa. No entanto, ao mesmo tempo, os profissionais revelam que estão atuando mais horas do que quando vão para a empresa.

Como não precisam encarar o trânsito, as pessoas acabam começando a trabalhar antes e terminando depois do horário normal. Com isso, 45% dos entrevistados revelou que está trabalhando mais de 45 horas por semana.

Desafios da empresa

Se por um lado os trabalhadores gostaram do home office, por outro eles acabam trabalhando mais do que a carga semanal determinada. Equilibrar isso acaba sendo um grande desafio.

Mas não são só os profissionais que estão sendo desafiados. As empresas também estão com dilema entre o presencial ou home office. De acordo com um estudo denominado “Análise das Novas Práticas e Tendências do Trabalho em Home Office Pós Pandemia” o trabalho remoto resultou em diversos benefícios. Dentre eles, por exemplo, a redução de custos.

Mas também oferece desvantagens como, por exemplo, o fato de ser um ambiente de trabalho confinado, “antissocial”. Isso, sem contar os desafios como:

  • o de aprender a compreender o funcionário longe e pelas telas dos computadores;
  • a necessidade de tentar manter o engajamento com ações virtuais;
  • menor oportunidade para a criatividade, entre outras.

Para os autores, além de todos os desafios trazidos pelo home office, o trabalho em casa pode ser considerado “um prêmio” dentre os colaboradores. Tendo em vista que nem todos os setores conseguem trabalhar a distância, isso pode se tornar um problema, a curto prazo, para gestores e líderes de RH.

Afinal, enquanto uma parte da equipe seria “premiada”, a outra teria que ir ao trabalho presencial e isso poderia causar um descontentamento dos que seguem atuando presencialmente.

Trabalho híbrido é a solução

Ainda de acordo com o estudo denominado “Análise das Novas Práticas e Tendências do Trabalho em Home Office Pós Pandemia” o trabalho híbrido, provavelmente será adotado pelas empresas em geral. Ele consegue equilibrar os benefícios do home office, como a diminuição de custos, com os benefícios do presencial, como a socialização maior.

Para isso, muitas empresas estão buscando o coworking. Esse espaço de trabalho compartilhado acaba sendo uma alternativa para dar a estrutura necessária para o trabalho remoto. Simultaneamente, pode ser um local adequado para fazer a reunião da equipe.

Afinal, é possível alugar uma sala de reuniões em um coworking para os encontros presenciais. Elas contam com toda a estrutura necessária e, o melhor de tudo, é que a empresa só paga pelas horas de uso.

Dessa forma, ajuda a economizar ainda mais. Afinal, a instituição não precisará manter uma sala de reuniões. Ela poderá apenas alugar um espaço pelo tempo necessário e quando precisar.

O modelo built to suit também vem sendo buscado pelas empresas nos coworkings. Veja como funciona o modelo built to suit!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *