Muitas empresas estão adotando os espaços colaborativos. A intenção é aumentar a interação da equipe e tornar o local de trabalho mais agradável para o colaborador.
Além disso, os espaços colaborativos acabam sendo também um suporte para a equipe que está deixando o trabalho em casa, para voltar para o presencial, após a pandemia. Afinal, como muitas pessoas gostam do home office, deixar o lar e ir para a empresa pode ser estressante.
Assim, quando a instituição fornece um espaço mais descontraído e diferenciado, pode ajudar a pessoa nessa readaptação. Isso acontece por ela passar a se sentir melhor no ambiente laboral.
Seja qual for a necessidade da sua empresa, a promoção de espaços colaborativos pode ser um bom caminho. Veja algumas dicas de como proceder.
O que são os espaços colaborativos?
Como a equipe está atuando, em parte, em casa, a ida ao escritório precisa ser um momento especial. Por isso, no âmbito profissional é possível dizer que os espaços colaborativos são o resultado de uma nova maneira de promover o ambiente de trabalho.
Nele, a equipe tem mais possibilidade de interagir, trocar ideias e se relacionar. Para isso, o sistema de “baias’ é desfeito. Os ambientes ficam maiores, com mesas amplas ou juntas.
Há um maior cuidado com espaços de reuniões e copas, que passam a ser mais descontraídos. Sofás, puffs e poltronas aconchegantes podem ser colocados em todos os ambientes.
A ideia é que o colaborador se sinta bem e interaja mais com os colegas. Assim, o foco deixa de estar nas tarefas e passa a ser o estímulo à criatividade e à integração.
Vale lembrar que o coworking também é chamado de espaço colaborativo. Nesse caso, além do ambiente integrado, que reúne a equipe no mesmo local, ele também proporciona mais interação entre funcionários de diferentes empresas.
Por isso, muitas instituições estão optando por contratar o serviço de coworking e transferir o escritório para ele. Afinal, isso além de sair mais barato, evita que a instituição precise investir em reformas ou compras de mobília, por exemplo.
Em suma, seja qual for o caso, os ambientes compartilhados trazem diversas vantagens. Dentre elas, por exemplo:
- Engaja a equipe;
- Aumenta a produtividade;
- Oferece mais flexibilidade.
Como promover espaços colaborativos na empresa?
Para transformar o local tradicional em espaços colaborativos, é preciso pensar “fora da caixa”. Deixe de lado a ideia de locais fixos e individuais e passe a pensar em ambientes de troca.
Assim, mesas conjuntas são ótimas para esses locais. Os espaços são flexíveis e abertos. O colaborador pode escolher onde fica, quanto tempo permanece no mesmo local de trabalho e se quer sentar em uma mesa ou até em um sofá, por exemplo.
Outro ponto importante é ampliar as áreas que, naturalmente, reúnem a equipe. Uma copa maior e mais equipada, por exemplo, é uma boa escolha. Uma alternativa também é deixar a sala de reuniões mais despojada. Poltronas, puffs e uma boa cafeteira podem atrair os colaboradores. Assim, o ambiente que antes ficava parado, passa a ser mais um dos espaços colaborativos.
Mesinhas no jardim e até mesmo uma sala de jogos, com mesa de ping-pong, por exemplo, são opções interessantes para quem quer promover espaços colaborativos.
Por fim, vale lembrar que ao invés de reformar, é possível achar tudo isso em um coworking. Conheça o Vip Office e veja tudo o que temos a oferecer!