Empresas de todo o mundo sofreram com a mudança de trabalho durante a pandemia de coronavírus. Do dia para a noite, o corporativo e profissionais foram apresentados ao trabalho remoto. E muitos gostaram tanto disso, que os espaços corporativos estão sendo repensados. Muitas instituições estão optando pelo coworking.
Afinal, o coworking acaba sendo uma opção interessante para dar um suporte para a equipe que atua em casa. Simultaneamente, consegue atender às necessidades da empresa em dias de encontros presenciais e ainda possui uma estrutura adequada de salas de reuniões.
Tudo isso fez com que acontecesse um aumento na busca pelo coworking. Muitas instituições estão migrando o seu espaço de trabalho e optando pelos escritórios compartilhados.
Isso tudo porque os benefícios dos espaços de trabalho flexíveis podem ser maiores do que o retorno a um ambiente corporativo. Conheça as vantagens e entenda o motivo dessa migração estar acontecendo!
Benefícios dos espaços de coworking
Mas por que o espaço coworking está tão em alta? Provavelmente, quem não conhece um ambiente assim tem um pouco de dificuldade de entender os benefícios trazidos por ele. E claro que as vantagens vão muito além de conforto e um local agradável para trabalhar.
Veja os principais benefícios que estão fazendo com que os espaços coworking estejam, em alguns casos, substituindo os escritórios corporativos!
Autonomia
Aquela história de chegar em um determinado horário na empresa acaba. Nada de chefe controlando toda hora! O colaborador tem mais autonomia e entra em sai no momento que quer. Afinal, o horário de trabalho passa a ser flexível em empresas que adotam o coworking e a equipe tem metas para bater.
Em simultâneo, o colaborador evita todos os transtornos que pode encontrar dentro de casa, quando atua em home office. Dentre eles, por exemplo:
- barulho de terceiros;
- instabilidade na internet;
- móveis inadequados para a atividade laboral;
- sensação de solidão.
Conexões
O espaço coworking é adequado também para fazer novas conexões. Como o escritório é compartilhado, a equipe acaba interagindo com profissionais de outras empresas e de outros setores. Isso ajuda tanto a ampliar a compreensão do negócio, quanto de realizar novas parcerias e até conquistar clientes!
Também colabora para que o profissional desenvolva habilidade de comunicação e de cooperação, algo importante para qualquer empresa. Dessa forma, o empregador também é beneficiado. Mas também é positivo para o profissional, que amplia as suas especialidades e, consequentemente, pode crescer mais rapidamente no âmbito profissional.
Socialização
Há uma grande preocupação com o distanciamento social resultante do home office e isso acaba sendo eliminado pelo espaço coworking. Por mais que nem sempre as equipes da mesma empresa atuem no mesmo ambiente, é fato que ninguém se sente sozinho no coworking. Há uma interação natural entre os que atuam em espaços colaborativos.
A socialização acontece e, muita vez, até melhora, visto que o número de pessoas com as quais o profissional vai encontrar a cada dia varia sendo diversificado.
Em alguns locais, o próprio espaço coworking organiza eventos, que facilitam essa socialização. Mas claro que ninguém é obrigado a participar. Assim, o profissional fica livre para escolher como quer organizar o seu dia!
Enfim, os espaços de coworking não podem ser considerados os substitutos de todos os escritórios corporativos. Contudo, certamente estão fazendo parte da rotina de vários tipos de negócios e estão possibilitando oferecer autonomia e estrutura para o colaborador que atua no trabalho remoto.
Você ainda tem dúvida e não conhece um espaço coworking? Então agende uma visita no Vip Office agora mesmo!